Mixórdia de Temáticas: Série Lobato é o mais recente livro editado pela Tinta-da-China e reúne rubricas do humorista nas manhãs da Rádio Comercial.

O novo livro de Ricardo Araújo Pereira é uma coletânea das rubricas que este apresentou em 2015, durante a terceira série da Mixórdia de Temáticas, nas Manhãs da Comercial, o programa da manhã com Pedro Ribeiro, Vasco Palmeirim, Nuno Markl e Vanda Miranda, que integrava a equipa na altura, mas cujo lugar é agora preenchido por Vera Fernandes.

Ricardo Araújo Pereira

Imagem: divulgação

Após Mixórdia de Temáticas, em 2012, e Mixórdia de Temáticas: Série Miranda, em 2014, a editora Tinta-da-China volta a trazer para a página os sketches satíricos sobre a atualidade portuguesa e as nossas mais típicas características e particularidades, nos quais Araújo Pereira desempenha diversas personagens, com a ajuda dos seus colegas em estúdio, para teatralizar as peças que partilha com os ouvintes todas as manhãs.

O livro já está em pré-venda no site da editora, e será possível comprá-lo em lojas a partir do dia 14 de junho. O lançamento é dia 16 de junho, na Feira do Livro de Lisboa, pelas 16h, seguido de uma sessão de autógrafos.

O mais recente de uma vasta obra

Este é apenas o mais recente livro que Ricardo Araújo Pereira publica com a Tinta-da-China. Mais recentemente, editou também as suas crónicas no jornal brasileiro Folha de S. Paulo em Estar Vivo Aleija (2018), uma colectânea de crónicas em Reaccionário com Dois Cês (2017), e o seu “primeiro livro”, como o descreve a editora,  A Doença, o Sofrimento e a Morte entram num bar (2016), que trata a escrita humorística, nomeado Livro do Ano de 2016 pelo Observador. Para além destes, Ricardo Araújo Pereira tem mais quatro livros de crónicas publicados pela Tinta-da-China: Boca do Inferno (2007), Novas Crónicas da Boca do Inferno” (2009), A Chama Imensa (2010) e Novíssimas Crónicas da Boca do Inferno (2012).

Ricardo Araújo Pereira: homem dos (quase) sete ofícios

O humorista, que ficou conhecido por integrar o grupo Gato Fedorento, criado em 2003, estreou-se profissionalmente como jornalista no Jornal de Letras e é guionista desde 1998. Para além do programa da manhã na Rádio Comercial, tem o seu próprio programa na TVI aos domingos à noite – Gente que Não Sabe Estar -, é parte integrante do quarteto que compõe o Governo Sombra (TSF/TVI24), escreve semanalmente na revista Visão (Portugal) e no jornal Folha de S. Paulo (Brasil), e é o coordenador da coleção de Literatura de Humor da Tinta-da-China.

[Atualizado às 13h25, do dia 31 de maio, depois de recebida uma correção à informação que nos foi enviada pela Feira do Livro de Lisboa]

LÊ TAMBÉM: FEIRA DO LIVRO DE LISBOA: DAMOS-TE OS MELHORES TRUQUES PARA ESCAPARES À CONFUSÃO