Zachary Quinto protagoniza NOS4A2 (Nosferatu), uma série de drama e terror sobrenatural original do AMC. Em conversa com a imprensa portuguesa, o ator partilhou o que o levou a aceitar o papel, quem é esta personagem e o que fez para se preparar.

Charlie Manx é o nome da personagem que Zachary Quinto interpreta na série sobrenatural: um homem imortal e assustador que rapta crianças de pais negligentes. A sua aparência é, por vezes, a de um homem idoso, enquanto noutras situações a de um jovem vampiro.

Zachary Quinto como um jovem Charlie

Zachary Quinto como Charlie Manx em NOS4A2 (Fotografia: AMC)

Sobre a sua personagem, Quinto descreve-o como “uma alma ferida” por ter sido negligenciado quando era criança. “Acho que isso nunca foi resolvido”, explica, “então isso transformou-se numa crença manipuladora de que ele está mesmo a ajudar estas crianças”. Confessa ainda que a sua personagem é realmente desesperada e que “fará tudo o que seja possível para prosperar”.

Esta série marca o regresso televisivo de Zachary Quinto como protagonista, que não tinha um projeto desta escala na televisão há cinco anos. Para o ator, o ambiente é completamente diferente e “é uma loucura como tudo mudou e há muitos mais sítios para digerir conteúdo“. Para além disso, confessa que concorda em parte com a ideia de que estamos a viver na “era dourada da televisão” e que os maiores desafios são em encontrar e manter um público.

A metamorfose

Zachary Quinto como Charlie Manx

Zachary Quinto como um velho Charlie Manx em NOS4A2 (Fotografia: AMC)

Zachary Quinto diz que aceitou este papel não só porque adorou a energia colaborativa de Jami O’Brien, a showrunner, como também a possibilidade de se transformar.

“Eu gosto da oportunidade de me transformar como pude fazer com este papel, de mergulhar completamente na personagem e realmente desaparecer na fisicalidade e na evolução de quem ele é, também psicologicamente”, confessa.

Para se preparar para este papel, Quinto teve dois meses e meio. Leu o livro e banda-desenhada em que a série se baseia e, para além disso, criou uma voz própria para a personagem, diferente da sua. Para a transformação física, teve de passar entre 45 minutos a quatro horas a fazer a maquilhagem.

A voz é a minha, foram escolhas que tomei e que tive de manter durante o tempo todo“, explica o ator. Diz que foi divertido, mas também um desafio, porque queria garantir que a voz representava bem “cada fase da personagem”.

Uma série, dois géneros

Zachary Quinto como um jovem Charlie

Zachary Quinto como um jovem Charlie em NOS4A2 (Fotografia: AMC)

Para além de Charlie, NOS4A2 tem como protagonista Vic McQueen (Ashley Cummings), uma jovem capaz de encontrar coisas desaparecidas. As duas personagens correspondem também a dois géneros diferentes: o drama e o terror. Para o ator, “qualquer série tem de ter equilíbrio” e esta “conjuga dois géneros”.

Por um lado, a história de Vic McQueen é muito mais focada nas personagens, no drama familiar. Por outro lado, temos o Charlie Manx e o seu mundo forte e criativo“, esclarece Zachary Quinto. Acrescenta ainda que isso traz algo “único” a NOS4A2, que não tem de ser apenas uma coisa.

Ashley Cummings

Ashley Cummings como Vic McQueen em NOS4A2 (Fotografia: AMC)

As histórias destas duas personagens acontecem separadamente até que os dois se cruzam. “Penso que a primeira metade da temporada se foca mais nos seus percursos individuais, em aperceberem-se um do outro e atraírem-se um ao outro, enquanto a segunda metade é mais sobre o que acontece quando se juntam“, descreve o ator.

NOS4A2 está longe de se focar apenas na personagem de Zachary Quinto e no seu mundo sobrenatural. Uma grande parte é dedicada a contar a história de Vic e do seu dom, ainda que Quinto garanta que haverá uma evolução cada vez maior que permite conhecer melhor o mundo de terror de Charlie.

A série é um original do AMC, baseada na obra homónima de Joe Hill, e estreia-se a 3 de junho, às 22h10.

Lê também: NOS4A2: A nova série sobrenatural da AMC com Zachary Quinto