Já é conhecido o trailer completo do mais recente hino de Quentin Tarantino aos tempos áureos do cinema. As novas imagens de Once Upon a Time in Hollywood remontam a Los Angeles, imersa na parafernália do início dos anos 70, e revelam um pouco mais sobre a linha narrativa do filme.

A obra, desde cedo rotulada como comédia negra, demonstra que, afinal, poderá ser muito mais do que isso, ao misturar eventos reais, com a jornada mirabolante de dois amigos. Rick Dalton (Leonardo DiCaprio) é um ator que caiu no esquecimento, procurando agora retornar ao estrelato na companhia do seu duplo e amigo Cliff Booth (Brad Pitt).

Para além desta premissa inicial, o novo trailer confirma o que anteriores teasers tinham prometido: um paralelismo com o trágico homicídio da atriz Sharon Tate. Entre as cenas divulgadas, Tate (Margot Robbie) assiste ao filme The Wrecking Crew, um dos últimos trabalhos em que participou, antes de ser assassinada pelo culto do serial killer Charles Manson.

De facto, Manson, interpretado por Damon Herriman, e os seus seguidores são, também, retratados em maior detalhe. É possível vislumbrar alguns membros desta autodenominada família, como Lynette “Squeaky” Fromme (Dakota Fanning), Gypsy (Lena Dunham) e ‘Pussycat’ (Margaret Qualley).

Margot Robbie no papel de Sharon Tate. Fonte: IMDB

Dalton é vizinho de Sharon Tate e Roman Polanski, cruzando-se, regularmente, com o casal que espera o seu primeiro filho. Ao mesmo tempo, Booth conhece Manson, mediante uma panóplia de circunstâncias improváveis, franzindo o sobrolho ao comportamento bizarro do criminoso.

A dinâmica do trailer representa o que Robert Richardson, cinematógrafo do filme, descreve como “uma obra que mistura géneros e estados de espírito”, à medida que o tom cómico inicial é quebrado pela dinâmica sinistra do culto.

“Oscila entre o engraçado, sério, assustador; é divertido. Não é fácil de descrever, mas é muito Quentin. Muito, muito, muito Quentin”, referiu em entrevista à Collider.

O filme chega a Portugal dia 8 de agosto, tendo sido exibido, pela primeira vez, a 21 de maio no Festival de Cannes.

Os próximos detalhes sobre Once Upon a Time in Hollywood terão de esperar até à estreia mundial do filme. Tarantino apelou ao público de Cannes para a não divulgação de spoilers que “possam prevenir outras audiências de experienciar o filme da mesma maneira”.