A nova série da SIC já está a ser promovida em antena, e o Espalha-Factos teve a oportunidade de estar à conversa com Maria João Abreu e assistir à gravação de algumas cenas de Golpe de Sorte, que deve chegar aos ecrãs no final deste mês.

A ser promovida pela SIC como uma série, Golpe de Sorte terá, de facto, “uma exibição diferente do que estamos habituados“, garantiu uma das responsáveis da produção do projeto. Sabe-se, desde o início, que estão previstos cerca de 90 episódios, e sabe-se agora que “serão divididos em blocos“, ou seja, temporadas.

A níveis técnicos, a nova aposta da SIC na área da ficção – a primeira totalmente produzida na era de Daniel Oliveira – traz muitas novidades. Não só é gravada com câmaras de cinema ARRI Alexa – “algo totalmente inovador” – como tem também um tratamento de imagem diferente, aproximando-se da fotografia cinematográfica.

Maria João Abreu e Dânia Neto, durante as gravações

Maria João Abreu mostrou-se maravilhada com o projeto e confessou nunca ter pensado que aos 55 anos conseguiria o papel de protagonista. Afirma ser um projeto “especial“, por contar com a presença de um elenco cheio de talento e, principalmente, um elenco veterano, com atrizes como Manuela Maria, Carmen Santos, Rui Mendes, entre muitos outros.

O verdadeiro golpe de sorte

A atriz principal da nova série da SIC confessou que o novo projeto é o seu “verdadeiro golpe de sorte”. Numa altura em que as novelas são protagonizadas por atrizes jovens, como o caso de Prisioneira, da TVI, cujas protagonistas estão na casa dos vinte anos (Joana Ribeiro e Kelly Bailey), Maria João Abreu considera ser uma lufada de ar fresco uma série onde a protagonista tem mais idade. Não sabe o porquê de os papéis protagonistas calharem aos mais novos – “é uma conversa para ter com os responsáveis“, afirma – mas sente-se muito feliz por a SIC ter tido força para fugir ao habitual.

Quem é Maria do Céu Garcia?

A protagonista de Golpe de Sorte é uma mulher do povo, simples e muito humilde que passa por um processo transformador: vence o Euromilhões. Apesar de não ser um conceito inovador (Fina Estampa, a novela brasileira de Aguinaldo Silva, exibida na SIC entre 2012 e 2013, já contava a história de uma mulher que vence a lotaria), Golpe de Sorte apresenta-se de forma diferente, pois é “muito portuguesa“.

Maria do Céu passará do 8 para o o 80. Num dia vê-se a passar grandes dificuldades e, no seguinte, apercebe-se que não tem mais que trabalhar para sustentar a família. Telma (Isabel Valadeiro) e Bruno (Ângelo Rodrigues) são os filhos de Maria do Céu, com quem esta poderá sempre contar. Após vencer o Euromilhões, Maria do Céu não só compra um palacete, como investe em negócios dos filhos – como o salão de beleza de Telma, ou o restaurante de Bruno.

Porém, nem tudo são rosas na vida de Maria do Céu. Apesar da grande fortuna, há segredos do passado que não são esquecidos. Perdeu um filho quando era nova e, agora, sente-se determinada a encontrá-lo. Mas, como seria de esperar, os burlões não lhe facilitarão a vida – como Sílvia Mira, a personagem vivida por Dânia Neto, ou Caio Amaral, a personagem de Jorge Corrula.

A personagem vivida por Maria João Abreu é, segundo a mesma, “um grande desafio” e “passa do drama para a comédia” em três tempos, sendo essa uma das razões para a complexidade da personagem.

Golpe de Sorte no Programa da Cristina

Como noticiado anteriormente, Cristina Ferreira estreia-se como atriz na SIC em Golpe de Sorte. A apresentadora, que lidera as manhãs da estação de Paço de Arcos desde janeiro, fez uma participação especial no novo projeto de ficção do canal.

Cristina Ferreira e Cláudio Ramos

Fotografia: Instagram / DailyCristina

No entanto, a participação de Cristina Ferreira em Golpe de Sorte vai mais longe do que se pensa. Não, a apresentadora não vai voltar a aparecer na série, mas vai dedicar uma semana especial à promoção da trama protagonizada por Maria João Abreu. Ao longo desta semana, Cristina Ferreira abrirá as portas da sua casa às 19h30, diariamente, para festejar a centésima emissão e promover a estreia da série.