O Festival Eurovisão da Canção 2019 está quase a chegar ao fim. O Espalha-Factos esteve a acompanhar todos os passos desta grande celebração da música europeia em direto de Telavive que chega hoje ao fim, na Grande Final em direto da Expo Tel Aviv que será transmitida em direto a partir das 20H00 na RTP1.

Para celebrar o encerramento de mais uma edição o Espalha-Factos elege as suas canções favoritas das 26 ainda em competição na Grande Final.

Numa votação semelhante à que se dá na Eurovisão e no Melodifestivalen (formato sueco para o Festival da Canção), o papel do júri do Espalha-Factos, formado por vários jornalistas da redação, teve uma preponderância de 50% para os resultados finais. Já os restantes 50% desta votação foram nos dados através dos votos dos leitores nas sondagenes que colocámos no site ao longo da semana da Eurovisão.

Confere aqui os resultados totais da equipa do Espalha-Factos e dos leitores para a Grande Final de hoje:

Votação EF para a melhor canção da Eurovisão 2019.

E os nossos “douze points” vão para a canção italiana Soldi, cantada e composta por Mahmood, e também uma das grandes favoritas nas casas de apostas para vencer hoje a noite em Telavive. Esta é a grande vencedora da votação Espalha-Factos, reunindo o maior número de pontos entre a votação do júri e a do público.

Conhece mais sobre este tema no artigo do Tiago Serra Cunha: Mahmood, a jovem estrela ardente