Os jurados de cada país receberam instruções para, na sua avaliação, não darem muita atenção ao staging de cada entrada, mas sim com a voz e as canções. O pedido surge depois das inúmeras queixas de problemas técnicos feitas pelas delegações e de um primeiro ensaio geral “caótico” na segunda semifinal.

A notícia é reportada pelo jornal sueco Aftonbladet, que deu conta de um número significativo de delegações ter exprimido preocupações e queixas relativamente à forma como a produção local executou os planos previstos para o palco das suas canções. As instruções surgem, no entanto, apenas antes da segunda semifinal e não foram dadas na primeira. 

No primeiro ensaio geral da segunda semifinal, a cantora da Macedónia do Norte foi obrigada a repetir a atuação por ter ficado durante 45 segundos ao escuro. O cantor sueco teve também um apagão total durante a sua atuação, mas não teve direito a repetição.

A publicação diz que “eles pediram a todos os grupos de jurados para se focarem na canção e em como ela soa, em vez de olharem para como é que ela parece na televisão“. O jornal diz que esta foi uma forma que a EBU encontrou para “tentar acalmar toda a gente e dar a entender que o júri foi instruído para ignorar os detalhes de produção televisiva“.

Lê também: Portugal anuncia participação na Eurovisão Junior

De acordo com fontes das delegações sueca e portuguesa, a KAN optou por contratar uma equipa quase exclusivamente israelita, e evitar ao máximo a contratação de profissionais estrangeiros para a produção do evento, o que gerou algumas descontinuidades face a práticas de anos anteriores e descontentamento dos países concorrentes.

Estónia, Países Baixos, Malta e Portugal estão entre os países que apresentaram queixas acerca da forma como as suas atuações foram executadas. Esta quinta-feira vai para o ar a segunda semifinal, com os seguintes concorrentes:

Arménia – Srbuk – Walking Out
Irlanda – Sarah McTernan – 22
Moldávia – Anna Odobescu – Stay
Suíça – Luca Hänni – She Got Me
Letónia – Carousel – That Night
Roménia – Ester Peony – On a Sunday
Dinamarca – Leonora – Love is Forever
Suécia – John Lundvik – Too Late for Love
Áustria – PÆNDA – Limits
Croácia – Roko – The Dream
Malta – Michela – Chameleon
Lituânia – Jurij Veklenko – Run with the Lions
Rússia – Sergey Lazarev – Scream
Albânia – Jonida Maliqi – Ktheju tokës
Noruega – KEiiNO – Spirit in the Sky
Países Baixos – Duncan Laurence – Arcade
Macedónia do Norte – Tamara Todevska – Proud
Azerbaijão – Chingiz – Truth