O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
Eurovisão

Eurovisão 2019: Sergey Lazarev, o ícone pop russo multifacetado

Sergey Lazarev é cantor, ator e bailarino e iniciou a sua carreira multifacetada quando tinha apenas oito anos. Já cantou pela Rússia em 2016, mas este ano esteve perto de não o fazer.

O cantor tem 36 anos e “grita” pelo seu país no Festival Eurovisão da Canção, em Telavive. Há três anos, o público eurovisivo elegeu-o como favorito, mas Sergey acabou por ficar em terceiro lugar. Com Scream tenta superar-se a si próprio. A canção foi escrita em língua inglesa por Philipp Kirkorov e Dimitris Kontopoulos e, após ouvi-la, Lazarev teve a certeza que queria voltar a representar o seu país. Foi preciso insistir muito e convencê-lo, mas acabou por aceitar.

Foi em 2008 que tentou pela primeira vez representar a Rússia na Eurovisão, mas sem sucesso. Perdeu para Dima Bilan, que acabou por ser o grande vencedor do concurso internacional, em Belgrado. Oito anos depois, concretizou o seu sonho e esteve presente no Festival Eurovisão em Estocolmo, na Suécia. Esteve muito perto de vencer, com a canção pop dramática You Are The Only One. Na final, cantou e dançou em frente a asas negras, imagens de trovões e céus sombrios. Ganhou no televoto, mas perdeu para Jamala, da Ucrânia.

Eurovisão: Sergey Lazarev é o representante da Rússia
Sergey Lazarev na Eurovisão de 2016.

Uma estrela pop na Rússia e em todo o mundo

Entre a adolescência e a maioridade, Sergey tornou-se numa verdadeira estrela pop na Rússia. Em 2000, começou a sua carreira musical no duo “Smash!!”. Com gel no cabelo, camisolas de manga à cava pretas, pulseiras grossas e colares apertados ao pescoço, tornava-se num ícone da cultura pop dos anos 2000. Sergey e Vlad Topalov, o seu colega de banda, conseguiram vender mais de um milhão de cópias do seu primeiro álbum. Freeway foi um sucesso não só na Rússia, como também em países da antiga URSS e até no sudeste asiático.

Banda russa Smash!!
Vlad Topalov e Sergey Lazarev num concerto em 2002 (Fotografia: Wikipedia).

Foi apenas com 14 anos que conheceu o seu melhor amigo e colega Vlad Topalov. Nessa altura integrou num grupo musical infantil chamado Neposedy. Os dois acabaram por seguir os seus caminhos. Sergey separou-se assim do projeto e do amigo em 2004. Mesmo após ter vencido o prémio de melhor projeto pop russo, nos MTV Russian Music Awards.

A sua carreira a solo cresceu rapidamente desde 2005, com vários singles a chegarem a primeiro ou segundo lugar nas tabelas internacionais. Um ano depois, ganhava já o prémio de Melhor Cantor Masculino dos MTV Russian Music Awards

Cantor, ator, bailarino e amante de cães

Sergey Lazarev sempre cantou em inglês, mas também em russo, nos seus álbuns. Conta já com seis álbuns originais, dois de compilações e dois de remixes. É um cantor e performer estabelecido na Rússia e internacionalmente, tendo cada vez mais destaque desde a sua primeira participação eurovisiva. Nesta edição, o cantor russo está em quarto lugar nas apostas para vencer.

Para além da sua carreira como bailarino, ator e cantor, Sergey é um apaixonado por cães. Tem até um negócio dedicado a pastelaria canina chamado Pudel-Shtrudel. Este seu negócio tem uma loja online que vende bolinhos salgados para cães, em Moscovo, na Rússia.

Sergey Lazarev é o 13.º concorrente a atuar na segunda semifinal do Festival Eurovisão da Canção, a 16 de maio.