É um dos favoritos à vitória e prova, através das suas líricas, que não veio para brincar e tem algo a dizer a quem o ouve. Mahmood é o representante da Itália no Festival Eurovisão da Canção 2019.

Nasceu Alessandro Mahmoud, mas nos palcos prefere usar apenas uma alteração ao seu apelido, que junta um trocadilho com a expressão inglesa “my mood“. Natural de Milão, é filho de mãe italiana e pai egípcio e faz parte da onda de italianos multirraciais que tem tomado de assalto a cena musical do país, fazendo a diversidade ganhar o seu merecido palco.

Este ano, foi nomeado pela Forbes italiana um dos 30 com menos de 30, uma lista que engloba artistas e celebridades que trabalharam para chegar ao seu estatuto atual antes dos 30 anos.

A carreira musical e a Eurovisão

A carreira do artista iniciou-se em 2012, com a sua participação na versão italiana do concurso de talentos The X Factor. Depois de eliminado do concurso, trabalhou em bares enquanto estudava piano, solfeggio e teoria musical. No ano seguinte, lançou o seu primeiro single oficial.

No entanto, em 2019 chega a sua grande oportunidade. Depois de uma primeira tentativa em 2016, é selecionado para participar na edição deste ano do Festival de Sanremo, o Festival da Canção italiano. Com o tema Gioventù Bruciata, apurou-se da gala de novatos para a Grande Final, onde interpretou Soldi. Acabou por ser o grande vencedor e nomeado representante da Itália na Eurovisão em Telavive.

O tema, que inclui linhas em árabe, relaciona-se com a sua vida pessoal. A letra da canção foca-se na experiência com um pai ausente, cuja maior preocupação é o dinheiro (soldi). Um êxito de vendas e streams nos tops italianos, Soldi é uma das principais favoritas no festival deste ano.

Ainda este ano, lança o seu primeiro EP, Gioventù Bruciata (juventude ardente), que inclui o tema representante da Itália na Eurovisão 2019.

Mahmood sobe ao palco do Festival Eurovisão da Canção no sábado (18), durante a Grande Final do Certame. O Espalha-Factos está a acompanhar o maior evento de música do mundo a par e passo. Acompanha todas as novidades, sempre atualizadas, no nosso site.