As temperaturas têm estado altas e um gelado vem sempre a calhar. Todos os anos são lançados novos sabores, quer nas gelatarias, quer na conhecida marca de gelados à venda em cafés. O Espalha-Factos mostra-te onde ir comer gelados com sabores e toppings diferentes.

Há sempre os que se mantêm fieis aos sabores clássicos – morango, chocolate, baunilha – mas há quem goste de provar novos sabores. No copo, no cone ou no pau de gelado, a oferta é muita e a decisão também pode ficar difícil.

GROM

Os sabores lançados pela GROM no mês de maio são à base de fruta. Um mais cremoso, outro mais fresco, mas ambos com vários nutrientes.

Um dos sabores é o coco: um gelado branco que nem a neve, para refrescar os dias de calor. É feito a partir da polpa do interior do coco que é moída em pedaços e misturada com leite fresco para dar cremosidade.

Apesar de os gelados estarem associados às “gordices”, este tem alguns benefícios. “A polpa de coco é uma ótima aliada para controlar a saciedade. Os pigmentos responsáveis pela cor branca da polpa são riquíssimos em antioxidantes poderosos que podem ajudar a reforçar a imunidade. Este fruto é ainda rico em potássio e magnésio, o que ajuda ao bom funcionamento muscular”, explica a nutricionista Helena Cid em comunicado à imprensa.

Além deste sabor, a marca lança também o sorbet de Mirtilo Silvestre. O fruto é conhecido por ser rico em antioxidantes. A nutricionista revela ainda que quer em fruto ou em gelado “não tem gordura nem colesterol e seu teor em sal é insignificante.”

Os gelados sem glúten, corantes artificiais, conservantes ou emulsionantes são já características da marca. Os novos sabores estão disponíveis até ao final de junho na gelataria situada na Rua Garrett. Quer em copo ou cone o valor varia entre os 3,5 euros (pequeno) e os 5,5 euros (grande).

MYICED

Depois do topping de larvas, a MyIced lança outra novidade irreverente: um gelado azul feito com uma alga. A cor por fala por si só, mas de que será feito o gelado?

Leva iogurte de baunilha da MyIced e com um corante natural: a espirulina, uma micro alga azul rica em proteínas e associada a benefícios no organismo, na prevenção de acidentes vasculares e de infeções.

O novo sabor relaciona-se com a aproximação da marca a ofertas mais saudáveis e a espirulina é a primeira aposta dado que é conhecida por funcionar como suplemento alimentar em dietas de emagrecimento e na alimentação vegetariana. Menos saudáveis são os toppings que podem variar entre os pedaços de bolacha e chocolates.

A cor do gelado está ainda associada ao mês da Europa e é lançada a poucos dias das eleições para o Parlamento Europeu, dia 26 de maio.

A sugestão da MyIced vai estar disponível a partir do próximo fim de semana nas várias lojas: desde Leiria, Bragança, Braga, Ponte de Lima, Viseu, Leiria, Setúbal, Porto e Lisboa. A gelataria vai ainda abrir no próximo mês em Santarém e em Penafiel.

OLÁ

Como sempre, a Olá lança novos gelados, retoma outros e leva alguns que deixam saudades. As mais recentes apostas da Olá vão ao encontro da crescente procura por opções mais saudáveis, sem glúten, sem lactose, vegetarianas ou veganas.

Nos 60 anos da marca há sete novidades. As mais frescas e saudáveis são os Soleros de fruta natural: o de Frutos Vermelhos (52 kcal); o de Maçã Verde (55 kcal); e o de Manga (58 kcal). São todos vegan e sem glúten. Custam 1,20 euros.

LÊ TAMBÉM: DESCOBRE QUE MUSEUS E MONUMENTOS VISITAR GRÁTIS ESTE FIM-DE-SEMANA

Mais consistente é o novo Magnum White Chocolate & Cookies. O interior é o clássico gelado de baunilha misturado com molho de chocolate. O gelado cremoso é coberto por uma crocante e intensa camada de chocolate branco e pedaços crocantes de bolacha. O preço é de 2 euros.

Ainda sobre os Magnum, volta aquele que fez as delícias de muitos os que gostam de caramelo: o Magnum Double Caramelo. Custa 2 euros.

Para as crianças também há novos sabores: o Kinder Ice Cream Stick que envolve gelado de leite com chocolate kinder – por 1,20 euros – e o Kinder Bueno Ice Cream Bar, que transforma o Kinder Bueno num gelado (1,50 euros).

AMORINO

Gelados

Gelado de Líchia (Fotografia: Site Amorino)

Há três novos sabores vegan e biológicos em forma de flor: laranja sanguínea biológica; frutas exóticas – abacaxi, maracujá, laranja e tangerina – com verbena; e groselha biológica.

Todos os gelados são de fruta e não têm lacticínios ou outros produtos de origem animal. O de laranja sanguínea é ideal para quem não gosta de coisas muito doces. Já o segundo junta o sabores exóticos com um toque cítrico e a suavidade da planta medicinal.

A ligeira acidez é uma das características do gelado de groselha, que tem uma cor intensa e uma textura suave. As novidades só vão estar disponíveis a partir do dia 1 de junho nas lojas Amorino no Porto, Lisboa e Vilamora.

Para já, a mais recente criação é o gelado de líchia proveniente de Madagáscar e combina ainda sabores florais – de rosas – e de morangos que conferem um rosa suave.