Portugal irá participar no Festival Eurovisão da Canção Júnior, em 2019. O comentador Nuno Galopim revelou esta terça-feira (14) a notícia, durante a transmissão da primeira semifinal do Festival Eurovisão da Canção. Será a quinta participação portuguesa no concurso juvenil.

Para além de Portugal, países como a Austrália, Cazaquistão, França, Geórgia, Holanda, Irlanda, País de Gales, Polónia e Rússia demonstraram a sua vontade em participar. Portugal irá competir pela terceira vez consecutiva.

No ano passado, Rita Laranjeira foi a representante portuguesa com a canção “Gosto de Tudo (Já Não Gosto de Nada)”, composta por João Só. Ficou em antepenúltimo lugar com 42 pontos do voto popular, mas sem nenhum voto do júri.

A melhor classificação portuguesa foi conseguida por Mariana Venâncio (na fotografia de destaque) em 2017: 54 pontos e o antepenúltimo lugar. Para além destas duas participações, Portugal só concorreu em 2006 e 2007, nunca conseguindo uma melhor classificação. No mesmo ano em que Salvador Sobral venceu a Eurovisão, Portugal voltou a competir na Eurovisão Júnior.

Lê Mais: RTP1 já não transmite segunda semifinal da Eurovisão em direto

A 17.ª edição da Eurovisão Júnior decorre em Gliwice-Silesia, na Polónia. A vencedora de 2018 foi a jovem polaca Roksana Węgiel, que arrecadou 215 pontos. Será a primeira vez que este país acolhe o concurso juvenil internacional. A edição deste ano realiza-se a 24 de novembro, com o lema “Share The Joy”  – “partilha a alegria”.