Os Simpsons (1989-), série original da FOX, são há muito associados a famosas previsões. Desta vez, anteciparam um momento do quinto episódio de Game Of Thrones (2011-), transmitida pela HBO.

Atenção: Spoilers do quinto episódio da oitava temporada de GOT.

O quinto episódio da última temporada da série baseada nos livros de George R. R. Martin, estreou na madrugada da passada segunda-feira (13).

No episódio, podemos ver o desfecho da luta entre Cersei (Lena Headey) e Dany (Emilia Clarke) que terminou com imensas mortes na capital dos sete reinos. King’s Landing ficou em chamas.

Para quem é fã de ambas as séries televisivas, é capaz de ter sentido um certo déjà vu visual…e com toda a razão.

O episódio com a previsão corresponde ao primeiro da 29º temporada dos Simpsons. Exibido em outubro de 2017, o episódio constituiu-se numa versão medieval inspirada na série Game Of Thrones, no filme Senhor dos Anéis e no jogo Dungeons & Dragons.

The Simpsons T29E1/Divulgação

No episódio medieval em questão, vemos a mãe de Marge a ser transformada numa White Walker. Homer tenta encontrar uma cura para sua sogra e convencer Lisa a usar magia ilegal. O Rei do castelo descobre a tentativa e rapta Lisa.

No entanto, o que chama à atenção é o final deste episódio, pois um dragão incendeia uma vila à semelhança do que podemos ver no mais recente episódio de Game of Thrones.

No episódio dos Simpsons, antes de vermos a cidade a ser consumida pelo fogo de um dragão, vemos Lisa num castelo a observar a vila. Este momento remete para a cena em que Cersei está igualmente a observar a sua casa a ser destruída.

Além desta cena, há quem defenda que os argumentistas da série se basearam em outras ideias dos Simpsons.

A cena, onde vemos o Rei da Noite a sair das chamas, estava também já presente no mesmo episódio alternativo medieval.

Não é a primeira vez que a série mais longa da TV previu acontecimentos. Desta vez, a antecipação foi referente à ficção, porém há situações reais que a série deu a ver antes do tempo.

Nove anos antes de Lady Gaga atuar no Super Bowl, já os Simpsons tinham criado uma possível e semelhante apresentação da cantora em Springfield, onde podemos vê-la suspensa no ar, tal como sucedeu na performance real.

Até ao nível da tecnologia Os Simpsons não se deixam ficar atrás, antecipando aplicações como o FaceTime. Esta surgiu em 2010, porém num episódio transmitido em 1995, já podemos ver Lisa a conversar com a sua mãe numa chamada de vídeo.

Também ao nível da política conseguimos encontrar previsões. Uma das mais recentes e polémicas envolvem a eleição de Trump nos Estados Unidos.

Após a vitória real do Republicano, a série não escondeu o descontentamento. Na abertura do primeiro episódio exibido após a eleição real, vemos Bart a escrever no quadro da escola Being Right Sucks

Lê também: ‘Game of Thrones’: Daenerys Targaryen, a mãe dos dragões e… a mãe de Inglaterra?