Portugal sobe ao palco da Eurovisão 2019 na noite desta terça-feira (14) para a primeira semifinal do evento. Após várias semanas de ensaios, é dia de os telespectadores da Europa – e da Austrália – escolherem os primeiros 10 a serem qualificados para a Final. Mas onde é que podemos acompanhar a grande noite?

Para quem está a ver a transmissão no nosso país, a escolha é simples e tradicional. O Festival vai para o ar às 20h00 (hora de Lisboa) na RTP1 e na RTP1 HD. Os portugueses no estrangeiro poderão ver pela RTP Internacional e RTP África, mas também pelas emissoras locais, o que é recomendável caso queiram votar na canção portuguesa.

O Espalha-Factos organizou a lista dos canais que transmitem a semifinal da Eurovisão em cada país e nos quais se poderá votar nos qualificados da primeira eliminatória. Relembramos que, no caso de quereres votar na canção portuguesa no estrangeiro, deves ter em atenção os números dados por cada emissora.

Austrália – SBS
Bélgica – La Une (francesa) / Één (neerlandesa)
Bielorrússia – BL1
Chipre – RIK1
Eslovénia – RTV
Espanha – TVE2
Estónia – ERR1
Finlândia – YLE TV2
França – France 4
Geórgia – 1TV
Grécia – ERT2
Hungria – DUNA M1
Islândia – RÚV
Israel – KAN
Montenegro – RTCG1
Polónia – TVP1
República Checa – ČT2
San Marino – RTV
Sérvia – PTC1 (RTS)

Esta noite estarão em competição 17 países: Austrália, Bélgica, Bielorrússia, Chipre, Eslovénia, Estónia, Finlândia, Geórgia, Grécia, Hungria, Islândia, Montenegro, Polónia, Portugal, República Checa, San Marino e Sérvia. Além destes, também Espanha, França e Israel votam nesta semifinal e ajudam a escolher as 10 canções que avançam rumo à 64.ª Grande Final do Festival Eurovisão da Canção, que acontece no sábado (18).