Descobre que museus e monumentos visitar grátis este fim-de-semana

É já no próximo fim de semana – 18 de maio – que se celebra o Dia Internacional dos Museus e a Noite Europeia dos Museus. 

Como já vem sendo habitual, dezenas de museus, palácios e monumentos (tutelados pela Direção-Geral do Património Cultural, coordenadora do evento), por todo o país, vão ter entrada livre durante todo o fim de semana.

museus

Em Lisboa, vão aderir à iniciativa o Mosteiro dos Jerónimos, o Museu Nacional de Arte Antiga, a Torre de Belém, o Panteão Nacional, o Palácio Nacional da Ajuda, o Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, Museu Nacional dos Coches e o Museu Nacional de Arqueologia.

Na zona centro, também vais ter a oportunidade de visitar gratuitamente o Mosteiro da Batalha, o Convento de Cristo de Tomar, o Mosteiro de Alcobaça e o Palácio Nacional de Mafra.

No dia 18 de maio, nos museus e monumentos tutelados pela DGPC, as entradas serão gratuitas, no horário normal de funcionamento, exceto no Museu Nacional de Arqueologia a entrada livre será das 10h00 às 23h00 e no Palácio Nacional de Mafra das 09h30 às 17h30 e das 20h00 às 23h00.

No domingo, 19 de maio, as entradas livres começam às 18h00.

De acordo com a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), no dia 19 de maio, o Convento de Cristo, o Mosteiro da Batalha, o Mosteiro de Alcobaça, o Mosteiro dos Jerónimos, o Museu Monográfico de Conimbriga, o Museu Nacional, o Palácio Nacional de Mafra, o Panteão Nacional e a Torre de Belém estarão encerrado depois do horário normal de funcionamento.

ATIVIDADES DE NORTE A SUL DO PAÍS

Além da entrada será gratuita, vários museus e monumentos, em todo o país, pensaram numa programação especial para estes dias, nomeadamente com espetáculos de teatro e dança, concertos, cinema, lançamento de livros, visitas guiadas e encenadas.

Em Braga, no dia 18 de maio, no Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, vai realizar-se o colóquio “Ética e Estética em Roma Antiga”, às 21h30, e em Coimbra, no Museu Nacional Machado de Castro vão haver jogos interativos e multissensoriais inspirados nas coleções do museu.

 

Museu Nacional de Machado de Castro, Coimbra

No Porto, o Museu Nacional da Imprensa organiza durante todo o dia uma visita-jogo intitulada “O Porto Cartoon trocado por miúdos” e na Casa-Museu Marta Ortigão Sampaio haverá visitas livres.

museus
Museu Nacional da Imprensa, Porto

Na Covilhã, no Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior, será inaugurada a exposição “A Covilhã em aguarelas”, de João Manuel Salcedas, às 17h00.

museus
Museu dos Lanifícios, Covilhã

O Museu de Cerâmica de Sacavém oferece  uma oficina de pintura em azulejo, durante todo o dia.

No Entroncamento, o Museu Nacional Ferroviário terá visitas temáticas, conversas com profissionais da ferrovia e a possibilidade do público acompanhar uma sessão de restauro de uma automotora.

museus
Museu Nacional Ferroviário, Entroncamento

Em Lisboa, haverá música no Mosteiro dos Jerónimos: às 15h00, a Universidade Sénior de Linda-A-Velha apresenta o concerto “Oficina da Música Nova Atena”.

Também em Lisboa, no Museu Arqueológico do Carmo, há atividades para crianças, com uma visita-jogo e a exploração da coleção do museu.

museus
Museu Arqueológico do Carmo, Lisboa

No Alentejo, o Museu Municipal de Ferreira do Alentejo organiza, também no dia 18 (sábado), uma visita guiada ao Núcleo Etnográfico do Museu Municipal – Casa do Vinho e do Cante, com prova de licores tradicionais.

Em Elvas, no Museu Militar, estará aberta ao público a exposição “Comunicações e Tecnologia – Telefones do século XX e novos Públicos”.

museus
Museu Militar de Elvas

Em Mértola, o Dia Internacional dos Museus é celebrado em grande: haverá entradas gratuitas nos núcleos do museu – à Basílica Paleocristã, ao Castelo e Torre de Menagem, Alcáçova e Casa Islâmica, à Igreja Matriz (antiga mesquita), à Oficina de Tecelagem e à Casa de Mértola, Arte Sacra, Arte Islâmica e Forja do Ferreiro.

No Algarve, no Museu Municipal de Faro, às 10h00, há um recital de música e poesia, de Afonso Dias e Tânia Silva, e no dia seguinte, a 19 de maio, a Câmara Municipal de Albufeira organiza o espetáculo de marionetas “TV BOX”.

LÊ TAMBÉM: PANÓPLIA: O EVENTO QUE CELEBRA O ESPÍRITO LISBOETA

O Dia Internacional dos Museus foi criado em 1977 pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) com o objetivo de promover uma reflexão sobre o papel dos museus, e por esse motivo, todos os anos há um tema diferente para a iniciativa.

O ICOM (em inglês, Internacional Council of Museums) é uma organização não-governamental, que mantém relações formais com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), e tem estatuto consultivo no Conselho Económico e Social das Nações Unidas.

A Noite dos Museus é uma iniciativa criada em 2005 pelo Ministério francês da Cultura e da Comunicação, à qual Portugal aderiu e que tem vindo a celebrar juntamente com o Dia dos Museus.

No ano passado, mais de 40.000 museus participaram no evento em 158 países.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Jornal da Noite SIC
SIC corrige notícia falsa transmitida no Jornal da Noite