A semana de apresentação das novas grelhas de programação dos principais canais americanos está aí. Depois de ontem a NBC ter iniciado as hostilidades, aproveitando a ocasião para renovar o seu maior sucesso por três temporadas, a Fox usou o seu dia para anunciar que a próxima fornada de episódios de Empire será a sua última.

A nova grelha da Fox aposta num reforço da componente desportiva: as quintas-feiras serão novamente ocupadas com futebol, enquanto as sextas-feiras passam a ser dedicadas ao wrestling. Nas quartas-feiras, antigo dia de emissão de Empire, a estrela passa a ser o concurso-sensação The Masked Singer, que foi um dos grandes sucessos de audiência desta última temporada. O concurso vai ter direito a duas temporadas: uma no outono e outra no inverno.

A programação da temporada 2019-2020 é a materialização da estratégia da Fox após o acordo de venda entre a Disney e a 21st Century Fox: uma gradualmente menor presença de séries, em detrimento de mais programação de desporto e de reality-shows.

A ‘New Fox’ está a nascer e já complica a vida das nossas séries

A Fox anunciou ainda que o drama da família Lyon passaria para as terças-feiras, na companhia do drama médico The Resident, e que esta sexta temporada seria a derradeira. Empire estreou-se no inverno de 2015  e tornou-se num sucesso imediato para a Fox, que a ajudou a ganhar impulso na recuperação de audiências.

Contudo, o drama atravessou alguma controvérsia nos últimos meses, à custa de uma denúncia de Jussie Smollett às autoridades, na qual argumentava ter sido vítima de um crime de ódio. O ator foi alvo nos dias seguintes de acusações e suspeitas de que a sua denúncia teria sido falsa, mas estas acabariam por ser abandonadas posteriormente. Mesmo assim, os executivos do canal optaram por não renovar contrato com Smollett que, para já, não tem garantida qualquer participação nesta última temporada de Empire.

OUTRAS NOTAS DA NOVA PROGRAMAÇÃO:
  • Last Man Standing só regressa em 2020, assim como The Orville;
  • 9-1-1 mantém-se às segundas-feiras, e terá direito a um spin-off 9-1-1: Lone Star, que também só se estreia em 2020;
  • The Simpsons, Family Guy e Bob’s Burgers continuam a dominar os domingos, mas agora na companhia da nova série Bless The Harts.