O SEA LIFE Porto está a promover mais uma iniciativa voluntária pela conservação do ambiente e das espécies. Esperam-se 1000 participantes para recolher lixo numa Mega limpeza pelas praias da costa, no Porto. O Espalha-Factos diz-te como participar.

Desde a Praia das Pastoras até à Praia do Castelo do Queijo, os voluntários da Mega limpeza de praia vão percorrer 2,7 quilómetros com sacos onde cabe todo o tipo de lixo que fica perdido nas praias.

A iniciativa – em parceria com a Câmara Municipal do Porto, o Porto Protocol e a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) – acontece no mês em que o SEA LIFE Porto comemora dez anos.

“Em 2009 inauguramos o nosso espaço em Portugal com o propósito de sermos mais do que um aquário de entretenimento. Queríamos ter uma voz ativa junto das famílias, principalmente dos mais novos, e mudar a sua visão sobre a importância de cuidarmos do nosso planeta e da biodiversidade. E, por isso, agora que comemoramos o décimo aniversário, faz todo o sentido celebrar com uma ação inesquecível e amiga do ambiente”, refere o diretor-geral do SEA LIFE Porto em comunicado à imprensa.

Esta não é a primeira iniciativa de limpeza de praia. Podes espreitar como é a dinâmica da atividade.

O SEA LIFE Porto é um oceanário com mais de 3000 criaturas do mundo marinho e tem o único túnel subaquático do país. A par dos aquários onde os visitantes conhecem as várias espécies – como o peixe-dragão e o tubarão-de-pontas-negras – o projeto promove várias iniciativas de consciencialização social e educativas. É o caso da limpeza de praias, do Sea Life Trust e dos projetos de conservação.

SEMANAS DA SUSTENTABILIDADE E CONSERVAÇÃO

A recolha de lixo nas praias do Porto integra também as Semanas da Sustentabilidade e Conservação que começam dia 13 de maio e decorrem até 9 de junho.

No programa destas semanas está também a exposição Mar de plástico, que decorre até 30 de maio, a palestra diária As Cores que Protegem os Nossos Oceanos, e as ações de plogging.

O que é plogging? Um conceito nascido na Suécia e que  mistura jogging com a recolha de lixo (plocka upp em sueco). No fundo a ideia é apanhar lixo pelo planeta ao mesmo tempo que se corre pelo coração.

A última ação de plogging decorreu dia 20 de abril em Vila Nova de Gaia. Mais de 30 pessoas conseguiram recolher 112 quilos de lixo.

LÊ TAMBÉM: ESTE CONCURSO LEVA-TE À BORLA A RESTAURANTES COM ESTRELA MICHELIN

QUEM PODE PARTICIPAR?

Todos os que tiverem vontade de fazer mais pelo ambiente e também de madrugar. O encontro é às 10h e às 10h30 começa a limpeza das praias.

Podem ir em família, grupos de amigos ou em grupos comunitários locais. Qualquer idade é válida, só é preciso inscrever.

As inscrições podem ser feitas no site ou através do email [email protected]