O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
novas séries digitais rtp
Fotografia: Divulgação RTP

Tudo sobre as novas séries digitais do RTP Lab

A RTP apresentou esta terça-feira (7) as novas apostas para o digital. Há oito novos projetos saídos do RTP Lab, desde comédias a séries documentais, e até há uma série futurista.

Oito projetos, dos quais seis são séries originais, estarão disponíveis ainda este ano na RTP Play e Youtube. Desde o ano passado que a RTP lança conteúdo exclusivamente dedicado ao ambiente digital, a uma nova geração de autores e espectadores.

Para além dos novos projetos, a RTP revelou ainda um teaser da segunda temporada de #CasaDoCais, que estará disponível em setembro.

On C@ll: os opostos conectam-se

On C@ll é a nova websérie multiplataforma da RTP, cuja história fala de Suzana e Tiago, dois opostos que acabam por se “conectar”. Ambos têm 24 anos, mas são de mundos diferentes. Enquanto Suzana (Daniela Pato) é uma extrovertida youtuberinfluencer, Tiago (Rafael Costa) é um software engineer tímido.

Ambos tentam superar um coração partido e acabam por se conhecer através de uma chamada do call center onde Suzana trabalha. Passam a trocar conselhos, mas para conseguirem conquistar quem realmente gostam: Rita e Pitacho.

Da autoria de Rúben Gomes, On C@ll pretende ser uma caricatura dos jovens de hoje em dia, criticando os millenials e a sua forma de viver alheada da realidade e sempre em contacto com as redes sociais. A série em si aproveita essa forma de viver, já que é “uma verdadeira série multiplataforma”.

Aproveitámos três plataformas, neste caso o RTP Play, o Youtube e o Instagram para contar outro tipo de narrativas”, explica o autor. De terça a sexta-feira, há conteúdos no Youtube e Instagram e há um novo episódio a cada segunda-feira. On C@all foi a primeira série do RTP Lab a estrear-se este ano, a 6 de maio, e já está disponível na RTP Play.

Frágil

Frágil foca-se na vida de três amigas, Maria Miguel, Francisca Sofia, que tentam descobrir-se ao longo do verão. Maria Miguel  (Catarina Secca e Cruz) tenta procurar trabalho como atriz, mas não consegue. Francisca (Rita Rocha Silva) é uma pintora que só consegue pintar sob o efeito de drogas. E Sofia (Matilde Jalles) é a prima de Maria Miguel que vem de Coimbra para experimentar uma vida diferente.

Elenco da série Frágil com Inês Lopes Gonçalves
O elenco e a autora de Frágil com Inês Lopes Gonçalves na apresentação das séries RTP à imprensa (Fotografia: Tomás Almeida/EF)

As três amigas mostram como é difícil passar para a idade adulta, e vão transformando-se ao longo dos episódios. A série define-se como uma “comédia trágica” que retrata os problemas dos millenials. Da autoria de Filipa Amaro, conta ainda com a participação de Nuno Markl, Mauro Hermínio e Pedro Ferreira. Frágil estreou-se a 7 de maio e também já está disponível na RTP Play.

Menos Um

Menos Um fala-nos de Alex, um teclista de 25 anos que quer começar a sua carreira. Esta personagem é interpretada simultaneamente por Filipe Santos, o autor da série, e pelo músico PZ. Há uma luta para se afirmar e ver o seu trabalho reconhecido, mas com vários obstáculos pelo meio.

A série retrata o trabalho precário entre os jovens, as dificuldades em pagar a renda e em conseguir alcançar o que realmente se quer. É um retrato de uma geração, mas desta vez focado no mundo da música, em Lisboa.

PZ e Filipe Santos com Inês Lopes Gonçalves
PZ e Filipe Santos com Inês Lopes Gonçalves (Fotografia: Tomás Almeida/EF)

Filipe Santos quis retratar aquilo por que” todos os artistas passam quando se mudam para Lisboa, para tentar começar a carreira na área e tentar encontrar novas oportunidades“.

André NunesAndré Pardal Rita Duarte também fazem parte do elenco e a banda sonora original é de Paulo Zé Pimenta (PZ). Menos Um estará disponível na RTP Play a 16 de maio.

BAD & Breakfast

BAD & Breakfast é uma série futurista e distópica que se passa em Lisboa. A sociedade secreta Welcome To Lisbon underground club escolhe os turistas como alvos. O objetivo é que Lisboa volte a pertencer aos locais e que os turistas possam ser controlados até desaparecerem.

Carolina Torres é Lenita que, juntamente com Susana (Ana Valentim), trabalha para Mr. Pauls (Isac Graça). Inicialmente limpam casas, mas depois começam a seduzir estrangeiros para lhes colocarem um chip chamado Libelinha Roxa. Assim conseguem controlá-los através da appRent-a-turist”.

Elenco e realizador de Bad & Breakfast
Ana Valentim, Carolina Torres e Isaac Graça com Miguel Leão e Inês Lopes Gonçalves (Fotografia: Tomás Almeida/EF)

A websérie retrata os problemas da expansão do turismo e as suas consequências para os locais, através de uma realidade paralela. O autor e realizador de BAD & Breakfast, Miguel Leão explicou que “esta série fala das nossas vivências enquanto artistas em Lisboa e acaba por ser um reflexo da nossa realidade, um reflexo espelhado para o futuro”. BAD & Breakfast estreia no dia 30 de maio na RTP Play.

Inquilinos

Inquilinos é uma série de Rui Contra com Érica Rodrigues e Sérgio Coragem. Passa-se numa casa onde dois namorados, FredCatarina, vivem diferentes histórias, ao longo de cinco episódios. O autor tirou inspiração de Rick and Morty Trailer Park Boys para realizar esta websérie não só baseada no improviso, como também no absurdo.

Elenco e realizador da série Inquilinos
Elenco e realizador de Inquilinos (Fotografia: Tomás Almeida/EF)

Sempre quis fazer uma coisa que não obedecesse muito às regras e que lidasse muito com o improviso a nível dos atores e foi um bocado a partir daí que a coisa acabou por surgir“, explica Rui Contra. Inquilinos chega a 13 de junho à RTP Play.

#SóQNão

Joana Martins traz à RTP Lab um programa que fala sobre preconceito. A apresentadora tentará desmistificar algumas noções, através de entrevistas a pessoas que já sofreram de discriminação.

A série de conversas sobre preconceito incluirá uma pessoa com depressão, um transexual, alguém que vive em poliamor e até uma bruxa. Este projeto anti-preconceito estreia dia 3 de junho na RTP Play.

Matemática Salteada

Um projeto que alia a matemática à gastronomia: chama-se Matemática Salteada e quer tornar a aprendizagem fácil e divertida. Inês Guimarães, também conhecida como a Youtuber MathGurl, é por isso mesmo a apresentadora. Inês vai explicar conceitos matemáticos, recorrendo à comida e ao humor.

Esta série é da autoria da realizadora Vanessa Fernandes, que diz que “a matemática está em todo o lado”. No entanto, Matemática Salteada ainda não tem data de estreia na RTP Play.

O que é o RTP Lab?

O RTP Lab nasceu em 2017 como um projeto dedicado à criatividade e produção para o ambiente digital. As primeiras séries que saíram deste “laboratório” estrearam-se em 2018.

Qualquer pessoa pode apresentar a sua ideia à RTP, que escolhe alguns projetos e ajuda a produzi-los. Na primeira edição, houve quatro projetos escolhidos, mas este ano foram escolhidos sete. Estão a decorrer neste momento candidaturas para a 3.ª edição, a realizar-se ao longo do próximo ano.