Chegou a altura do ano em que o nosso nível de ansiedade pelo futuro de uma série se aproxima do nível de ansiedade com a sobrevivência de uma personagem de Game of Thrones: chegámos ao período crítico de decisões sobre cancelamentos e renovações de séries.

Durante os próximos dias, os canais americanos de sinal aberto ABC, CBS, FOX, NBC e The CW vão concluir o seu processo de decisão sobre quais as séries que irão levar para a temporada 2019-2020 e quais ficam pelo caminho. A apresentação pública das novas grelhas dos canais está agendada para os dias 13 a 16 de maio.

Estão em jogo 101 séries. À data da publicação deste artigo, 50 séries já tinham sido renovadas. Mas as más notícias são sempre as que ficam para o final. Até ao próximo sábado, dia 11 de maio, a generalidade das 51 séries que restam já terá o destino traçado.

Passamos em revista o estado atual de cada canal e como isso se pode refletir nas decisões de renovação ou cancelamento das séries. No final, podes encontrar uma tabela completa com o estado de todas as séries, que será atualizado diariamente ao longo desta semana.

1. ABC embrulhada entre dramas com resultados incipientes

A ABC já não lidera as audiências há vários anos. Mais grave do que isso, tem-lhe faltado a capacidade de lançar programas de sucesso prolongado no tempo. Lançou em 2017 The Good Doctor, que teve uma boa primeira temporada, mas tem arrefecido. As atuais caloiras A Million Little Things e The Rookie cumpriram, mas não surpreenderam, pelo que poderemos esperar alguma limpeza de dramas da grelha, na procura de formatos de maior sucesso. Do lado da comédia, a receita deverá manter-se estável, ainda que a pensar no período pós Modern Family, que chegará dentro de um ano.

Os números: 22 séries em jogo; já renovadas: 16; última temporada: 0; canceladas: 6; sem futuro definido: 0. [atualizado a 12 de maio]

2. CBS procura estratégia para o pós The Big Bang Theory

Coube à CBS a despedida mais impactante da temporada: após doze anos, The Big Bang Theory chega ao fim já neste mês de maio. Mesmo na reta final, a comédia continua a ser o programa de maior sucesso de audiências do canal e era a âncora de lançamento de um bloco de comédias. Sem este suporte, a CBS já garantiu a continuidade de outras duas comédias com níveis intermédios de sucesso: Young Sheldon e Mom. Perante esta grande saída, o canal pode optar por dar mais espaço a novos formatos, procurando capturar o novo grande sucesso que suporte o resto da grelha. Nos dramas, espera-se que a CBS continue a seguir o seu molde tradicional, preconizado pela chancela NCIS. Elementary não teve a mesma sorte e termina já nesta temporada.

Os números: 27 séries em jogo; já renovadas: 18; última temporada: 2; canceladas: 4; sem futuro definido: 3 (The Code, Ransom, The Red Line). [atualizado a 12 de maio]

3. FOX tenta manter um impulso de crescimento após o acordo de venda com a Disney

A FOX, que era líder nos tempos idos de American Idol, Dr. House, ou 24, tem vivido tempos conturbados de audiência. Nos últimos meses, passou ainda por um processo de revolução institucional, por via do acordo de venda entre a 21st Century Fox e a Disney, que provocou mudanças profundas na estratégia do canal. Uma dessas alterações passou pelo maior investimento em formatos de desporto ou de reality, como Thursday Night Football, WWE SmackDown Live e The Masked Singer, este último um dos sucessos surpresa da temporada. Por isso mesmo, tem havido uma maior pressão do lado das séries, cujo número se tem reduzido e deverá continuar a reduzir-se. Os sobreviventes serão aqueles com boas provadas dadas nas audiências: Empire, 9-1-1, ou as comédias de animação. Programas com performances medíocres, como The Gifted ou Gotham, provavelmente não terão lugar na próxima temporada.

Os números: 16 séries em jogo; já renovadas: 8; última temporada: 3; canceladas: 5; sem futuro definido: 0. [atualizado a 12 de maio]

4. NBC pauta-se pela estabilidade para continuar a ser líder

A NBC viveu uma montanha russa nos últimos anos, tendo passado de patinho feio das audiências para líder irreverente. Para esse novo estatuto, contou – e contará no próximo ano – com a ajuda de peças como This Is Us (só não renovada formalmente), a tripla de Chicago, The Blacklist, Superstore ou The Good Place. Falta ao canal alguma pujança nas comédias, e a saída de cena de The Big Bang Theory na CBS pode ser uma oportunidade para a NBC também tentar posicionar-se na dianteira das comédias.

Os números: 19 séries em jogo; já renovadas: 14; última temporada: 0; canceladas: 5; sem futuro definido: 0. [atualizado a 31 de maio]

5. CW diz ao Deus dos Cancelamentos ‘Not Today’

O canal The CW é em vários domínios um canal muito especial: é o mais novo dos cinco, está orientado para um target etário de jovens adultos e tem um acordo muito lucrativo com a Netflix, que permite rentabilizar qualquer série, independentemente da sua audiência na sua transmissão televisiva ao vivo. É por isso que o canal nos tem habituado a ser muito generoso nas renovações, cancelando muito poucas séries em cada temporada. Mas este ano a CW esmerou-se e renovou absolutamente todas as séries que apresentou na grelha (excepção feita para Jane The Virgin, Crazy Ex-Girlfriend e iZombie, cujos finais já tinham sido agendados ano passado para a atual temporada).

Os números: 17 séries em jogo; já renovadas: 14; última temporada: 3; canceladas: 0; sem futuro definido: 0. [atualizado a 12 de maio]

Quadro: o status atual de 101 séries

CanalSérieStatus
ABCA Million Little ThingsRenovada
ABCAmerican HousewifeRenovada
ABCblack-ishRenovada
ABCBless This MessRenovada
ABCThe ConnersRenovada
ABCThe FixCancelada
ABCFor the PeopleCancelada
ABCFresh Off the BoatRenovada
ABCThe GoldbergsRenovada
ABCThe Good DoctorRenovada
ABCGrey's AnatomyRenovada
ABCHow to Get Away With MurderRenovada
ABCThe Kids Are AlrightCancelada
ABCMarvel's Agents of S.H.I.E.L.D.Renovada
ABCModern FamilyRenovada para última temporada
ABCThe RookieRenovada
ABCSchooledRenovada
ABCSingle ParentsRenovada
ABCSpeechlessCancelada
ABCSplitting Up TogetherCancelada
ABCStation 19Renovada
ABCWhiskey CavalierCancelada
CBSThe Big Bang TheoryÚltima temporada
CBSBlue BloodsRenovada
CBSBullRenovada
CBSThe CodeRenovação pouco provável
CBSCriminal MindsRenovada para última temporada
CBSElementaryÚltima temporada
CBSFamCancelada
CBSFBIRenovada
CBSGod Friended MeRenovada
CBSHappy TogetherCancelada
CBSHawaii Five-ORenovada
CBSLife in PiecesCancelada
CBSMacGyverRenovada
CBSMagnum P.I.Renovada
CBSMadam SecretaryRenovada
CBSMan With a PlanRenovada
CBSMomRenovada
CBSMurphy BrownCancelada
CBSNCISRenovada
CBSNCIS: Los AngelesRenovada
CBSNCIS: New OrleansRenovada
CBSThe NeighborhoodRenovada
CBSRansomRenovação pouco provável
CBSThe Red LineRenovação pouco provável
CBSSEAL TeamRenovada
CBSS.W.A.T.Renovada
CBSYoung SheldonRenovada
FOX9-1-1Renovada
FOXBob's BurgersRenovada
FOXThe Cool KidsCancelada
FOXEmpireRenovada
FOXFamily GuyRenovada
FOXThe GiftedCancelada
FOXGothamÚltima temporada
FOXLast Man StandingRenovada
FOXLethal WeaponCancelada
FOXThe OrvilleRenovada
FOXThe PassageCancelada
FOXProven InnocentCancelada
FOXRelCancelada
FOXThe ResidentRenovada
FOXThe SimpsonsRenovada
FOXStarCancelada
NBCAbby'sCancelada
NBCA.P. BioCancelada
NBCThe BlacklistRenovada
NBCBlindspotRenovada para última temporada
NBCBrooklyn Nine-NineRenovada
NBCChicago FireRenovada
NBCChicago MedRenovada
NBCChicago P.D.Renovada
NBCThe Enemy WithinCancelada
NBCGood GirlsRenovada
NBCThe Good PlaceRenovada
NBCI Feel BadCancelada
NBCLaw & OrderRenovada
NBCManifestRenovada
NBCNew AmsterdamRenovada
NBCSuperstoreRenovada
NBCThis Is UsRenovada (por três temporadas!)
NBCThe VillageCancelada
NBCWill & GraceRenovada
The CWThe 100Renovada
The CWAll AmericanRenovada
The CWArrowRenovada para última temporada
The CWBlack LightningRenovada
The CWCharmedRenovada
The CWCrazy Ex-GirlfriendÚltima temporada
The CWDC's Legends of TomorrowRenovada
The CWDynastyRenovada
The CWThe FlashRenovada
The CWiZombieÚltima temporada
The CWIn the DarkRenovada
The CWJane the VirginÚltima temporada
The CWLegaciesRenovada
The CWRiverdaleRenovada
The CWRoswell, New MexicoRenovada
The CWSupergirlRenovada
The CWSupernaturalRenovada para última temporada