No passado dia 4 de maio, a espanhola Film Symphony Orchestra, primeira orquestra especializada em bandas sonoras apresentou, no Coliseu de Lisboa, o espetáculo A Melhor Música do Cinema: Especial John Williams, uma homenagem ao compositor de bandas sonoras de Hollywood.

Guiada pelo carismático maestro espanhol Constantino Martínez-Orts, a orquestra tocou, num espetáculo dividido em duas partes, vários hits do cinema. Entre eles, Hedwig’s Theme da saga Harry Potter, o tema de abertura do filme Apanha-me se Puderes e aquela que considera a “elegia das elegias”, do filme Nascido a 4 de Julho. No entanto, a música de abertura do concerto não foi um tema hollywoodesco, mas sim o Hino dos Jogos Olímpicos de Los Angeles, que nos preparou para a grandiosidade que viria a seguir.

FSO | Fonte: Facebook FSO

Para além da técnica tecida entre os vários músicos que compõem a orquestra Film Symphony Orquestra, dos tempos mais rápidos e dinâmicos, o maestro mostrou ainda grande simpatia ao falar em português perante uma sala bem composta. Explicou, aprazente, cada obra antes de apresentar o seu tema e demarcou a importância do compositor John Williams, recordando filmes que apesar de não fazerem parte do espetáculo, receberam nomeação a Oscars como O Vale das Bonecas. 

Os pontos altos da noite foram os temas de Harry Potter, o Hedwig’s Theme Nimbus 2000, o tema de Parque Jurássico, o tema do filme E.T., que nos leva de volta À infância e, como não podia deixar de ser, e o tema de Darth Vader, a Marcha Imperial do filme Guerra nas Estrelas.