Na televisão, há muitos tipos de relações entre mães e filhos, mas há algumas que se destacam por serem memoráveis, pouco convencionais ou exemplares. De mães adolescentes, a gerações de mulheres, ou até a famílias mágicas, todas se encaixam nesta lista. O Espalha-Factos assinala o Dia da Mãe recordando seis relações entre mães e filhos, com um maior foco na comédia. São relações fictícias, mas com altos e baixos, como as da vida real.

Alba, Xiomara e Jane Villanueva: Jane The Virgin 

Jane, Xiomara e Alba Villanueva de mãos dadas

Jane (Gina Rodriguez), Xiomara (Andre Navedo) e Alba (Ivonne Coll) em Jane The Virgin (Fotografia: CW)

Fazem parte de três gerações e, apesar de separadas por escolhas de vida distintas, estão sempre lá umas para as outras. A família vem sempre em primeiro lugar para as Villanueva e não há nada que as possa parar. Todas tiveram de ultrapassar dificuldades quando foram mães. Alba foi mãe num país desconhecido, Xiomara foi mãe adolescente e Jane uma mãe viúva. Estas três mulheres podem parecer diferentes, mas há muito que as une. A sua persistência, empatia e sentido de liberdade aproximam-nas nos bons e maus momentos, sempre com a dose perfeita de humor.

 Annie e Sadie Marks: Good Girls

Annie e Sadie em Good Girls abraçadas

Annie (Mae Whitman) e Sadie (Isaiah Stannard) em Good Girls (Fotografia: NBC)

Da série sobre mães dos subúrbios que se transformam em ladras, surge uma mãe pouco convencional. Annie Marks teve Sadie quando era adolescente e é agora mãe solteira. Na primeira temporada da série, Sadie está a explorar a sua identidade de género, veste-se com roupas mais masculinas e tem cabelo curto. Annie, interpretada por Mae Whitman, tenta sempre ajudar e proteger Sadie. Apesar de ser uma mãe imatura, Annie tenta ser a melhor mãe possível, mantendo uma relação em que há amizade, entreajuda e tolerância.

Lê também: 5 sugestões de presentes para o Dia da Mãe

Claire, Luke, Alex e Haley Dunphy: Modern Family

Luke (Nolan Gould), Claire Dunphy (Julie Bowen) e Haley (Sarah Hyland) em Modern Family

Luke (Nolan Gould), Claire (Julie Bowen) e Haley (Sarah Hyland) em Modern Family (Fotografia: ABC)

Claire Dunphy parece estar sempre tensa e querer controlar tudo à sua volta. Apesar da sua casca dura, Claire é divertida e só quer o melhor para os seus filhos . Esta personagem mostra-nos como ser mãe tem várias facetas e como é um trabalho cansativo, mas recompensador. Seja com uma festa de Halloween, com uma corrida ou uma simples viagem de carro, Claire mostra-se ativa e imparável. No final do dia, ou do episódio, esta mãe consegue sempre ensinar algo a Luke, Alex ou Haley, dando-lhes cada vez mais amor e liberdade.

Emily, Lorelai e Rory Gilmore: Gilmore Girls

Gilmore Girl: A Year in the Life: Emily, Lorelai e Rory Gilmore

Emily (Kelly Bishop), Lorelai (Lauren Graham) e Rory (Alexis Bledel) em Gilmore Girls: A Year in the Life (Fotografia: Netflix)

Até hoje, a dupla Lorelai e Rory permanece icónica no que toca a relações entre mães e filhas na televisão. Mas sem Emily, a mãe altiva de Lorelai, esta dupla não seria possível. Lorelai decidiu fugir de casa dos pais quando engravidou de Rory, aos 16 anos. Foi em Stars Hollow que a jovem mãe e a filha se tornaram nas melhores amigas. Comiam gelado enquanto viam televisão e falavam sobre todos os temas, sem qualquer preconceito. Emily e Lorelai ambas criaram filhas fortes, inteligentes e independentes, ainda que o tenham feito à sua própria maneira. Estas duas mães mostram as diferenças e as semelhanças nos valores de duas gerações, e como o que está certo é sempre relativo.

Mary Margaret e Emma Swan, Once Upon a Time

Mary Margaret Blanchard e Emma Swan em Era Uma Vez

Mary Margaret (Ginnifer Goodwin) e Emma Swan (Jennifer Morrison) em Once Upon a Time (Fotografia: ABC)

Mais uma relação fora do convencional, desta vez saída de um conto de fadas para o mundo real. Ainda que Emma e Mary (também conhecida como Branca de Neve) não tenham a mais tradicional relação entre mãe e filha, não deixa de ser bonita e inspiradora. Quando ainda vivia no seu reino mágico, Branca de Neve enviou a bebé Emma para um lugar longínquo e seguro. Lá, a sua filha estaria protegida da maldição da Rainha Má, mesmo que nunca mais a voltasse a ver. Por mero acaso, ou destino, as duas acabaram por se encontrar, sem saber quem eram, e formar uma amizade forte e duradoura. Lutaram inúmeras vezes juntas, protegendo-se sempre mutuamente sem pensar duas vezes, como verdadeira mãe e filha.

Rainbow, Andre, Jack, Diane e Zoey Johnson: Black-ish

Rainbow Johnson (Tracee Ellis Ross) com os seus filhos em Black-ish

Rainbow Johnson (Tracee Ellis Ross) com os seus filhos em Black-ish (Fotografia: ABC)

Tracee Ellis Ross interpreta Rainbow, ou só Bow, em Black-ish – uma mãe de cinco filhos (com a recente adição do bebé Devante) que também é anestesiologista a tempo inteiro. Tem uma personalidade divertida, por vezes até pateta, e é o pilar da sua família. A sua relação com Zoey, a filha mais velha, é especialmente adorável. As duas conversam sobre tudo, com a maior abertura e honestidade possível. É de notar que esta relação se insere numa série que pretende quebrar estereótipos de género e raça, tal como abordar assuntos controversos. Rainbow é um verdadeiro exemplo de mãe, que é tão dedicada como divertida.

Lê Também: Os melhores gadgets para oferecer no Dia da Mãe