Não falamos dos míticos The Birds nem música que os apologistas do Brexit têm dado aos nossos ouvidos. É mesmo um single elaborado apenas com o canto de vários pássaros, designado ‘Let Nature Sing‘, que entrou para o 11.º lugar do top de singles do Reino Unido na edição de meio da semana.

O tema foi divulgado pela Royal Society for the Protection of Birds (RSPB). Trata-se de uma associação ambientalista que, visando proteger as aves, juntou 25 espécies diferentes para gravar a canção.

As espécies envolvidas vão desde melros a tordos, passando por toutinegras ou pica-paus — espécies de vários locais do Reino que se encontram ameaçadas. Através do tema, composto por Sam Lee, Bill Barclay e Adrian Thomas, a associação procura consciencializar os ouvintes para o estado da crise ambiental atual.

A destruição de habitats, poluição e mudanças climáticas são preocupações prementes que levaram à composição deste tema que esta semana. Conforme os cálculos da associação, cerca de 165 espécies de pássaros se encontram em perigo de desaparecer.

Vossi Bop‘ do rapper Stormzy, ‘ME!‘ de Taylor Swift e Brendon Urie e ‘Old Town Road‘ de Lil Nas X compõem o top 3.