Nas somas totais já se contam mais de 3000 mortes em Game of Thrones, com as vítimas desta semana a poderem elevar o número para mais perto das 4000. No meio do escuro, e no frenesim da batalha, vamos a contas: que personagens nos deixaram e quais ainda estão por cá?

O artigo que se segue inclui spoilers relativos ao episódio 8×03 de Game of Thrones. Se não viste o episódio, não avances.

O episódio pedia fé e figas apertadas, ou não fosse longo o histórico de nos matarem personagens queridas. A tensão foi omnipresente e fez-se sentir nos lentos, ponderados e enervantes minutos iniciais.

Não alonguemos o sofrimento e começamos já por quem, depois de toda a dor, ficou entre nós. Brienne de Tarth, Sandor ‘The Hound’ Clegane, Daenerys Targaryen, Arya Stark, Jon Snow, Sansa Stark, Bran Stark, Varys, Tyrion Lannister, Jaime Lannister, Sam Tarly, Grey Worm e Gendry, mesmo com vários momentos complicados, conseguiram escapar. No lado dos animais, também os dragões de Dany e ainda o lobo gigante Ghost sobreviveram.

Lê também: ‘Que se foda o Jon. Este momento é meu’ – vê como os atores reagiram ao plot twist

Theon Greyjoy, Jorah Mormont, Beric Dondarrion, Edd e Lyanna Mormont morreram às mãos dos soldados do Night King. O maior e mais temido vilão da série também ficou pelo caminho, destruído por Arya. Ao mesmo tempo, morreram também Viserion, o dragão de gelo que roubou a Daenerys e todos os Caminhantes Brancos. Melisandre, a Red Lady, desiste da vida e entra em rápida destruição no fecho do episódio, após ter tido um papel decisivo ao longo da ação deste terceiro tento da oitava temporada.

Game of Thrones está no ar no Syfy aos domingos pelas duas da manhã e às segundas às 22h15. É também transmitida em Portugal pela plataforma de streaming da HBO. A atual temporada é a última.