Estará em cena no Teatro do Bairro a peça “Insetos“, de 2 a 5 de maio, levada a palco pelo Grupo de Teatro da Nova (GTN)e pela encenadora Marina Albuquerque.

Publicada pela primeira vez em 1921 com o título O Mundo em que vivemos, é da autoria dos escritores e irmãos checos Karel e Josef Capek. Foi representada pela primeira vez no Teatro Nacional de Brno, em 1922 e até hoje, foi levada a cena apenas uma vez em Portugal, pelo Teatro da Universidade Técnica de Lisboa.

Insetos é, assim, uma peça adaptada do guião original checo e que oferece ao seu público uma fábula satírica sobre a condição humana – o amor, os jogos de sedução, os ciclos e ritmos da sobrevivência, a posse, a desumanização, a guerra.

Mas há um ser humano que invade este mundo dos insetos (e é também invadido por eles) e, deambulando entre a sobriedade e a embriaguez, nos conduz a um mundo antropomorfizado para que no regresso ao nosso mundo humano, possamos olhar para o caleidoscópio da experiência humana e refletir sobre ela.

“Insetos”/Foto: Catarina Santos

Grupo de Teatro da Nova

O GTN é um grupo de teatro académico, pelo qual têm passado sobretudo alunos da Universidade Nova de Lisboa. Criado em 1990, destina-se a ser um espaço de criação livre, experimental e coletiva, explorando o talento dos seus membros, em detrimento da contratação de técnicos e atores profisionais.

A peça deste ano, Insetos, está em cena no Teatro do Bairro de 2 a 4 de maio pelas 21h30 e 5 de maio às 17h. Os bilhetes podem ser reservados através de 213 473 358 ou 913 211 263 (das 14h às 18h) ou ainda online aqui.

A estas datas acrescenta-se ainda um espetáculo dia 8 de maio, a propósito da habitual participação do GTN, no FATAL – Festival de Teatro Académico de Lisboa. Esta última apresentação terá lugar pelas 18h, no Auditório da Biblioteca de Marvila.

Para mais informações, visita a conta de instagram do GTN.

Lê também: ‘A PALAVRA É UMA ARMA’: 5 POEMAS QUE LUTARAM CONTRA A DITADURA