Com quase três horas de duração, Vingadores: Endgame é um culminar de 11 anos de filmes dos super-heróis Marvel. Será que valeu a pena esta viagem?
Em 2008, estreava nas salas de cinema de todo o mundo, Homem de Ferro com Robert Downey Jr a assumir o papel do conhecido super-herói. A película, realizada por Jon Favreau, representou o primeiro passo do que viria a chamar-se o Universo Cinematográfico da Marvel e que popularizou este tipo de filmes no mainstream.
Passados 11 anos, Vingadores: Endgame é o 22º capítulo desta saga e é também a segunda parte de Vingadores: Guerra do Infinito. Desta forma, o mesmo dá continuidade ao tão esperado confronto entre o grupo dos super-heróis e o vilão extraterreste Thanos.
Com um orçamento a rondar os 350 milhões de euros, o filme dos irmãos Anthony e Joe Russo tem a proeza de juntar todos os protagonistas deste universo cinematográfico. Há tempo para todos terem o seu momento.
Claro que a preferência pessoal por um determinado super-herói pode desiludir as expectativas de alguns fãs, mas tendo em conta o argumento, considero que a gestão de tempo deste aspeto foi executada de forma ponderada.
As peças de xadrez
Como já foi antecipado pelo Espalha-Factos, o trunfo do filme consiste na presença de personagens que não apareceram em Vingadores: Guerra do Infinito. Dito isto, o Homem Formiga e a Capitão Marvel são peças fundamentais que dão um contributo relevante para “desenvencelhar” um plano para o grupo dos heróis.
Grande parte do filme está estruturado na necessidade de explicar esse dito plano. Há tempo para fundamentar as preocupações dos heróis com direito a uma dose de referências, de forma humorística, à cultura pop contemporânea.
Vingadores: Endgame usa sabiamente certos cenários, de modo a relembrar uma compilação dos “melhores êxitos” que o universo cinematográfico já exibiu. Tem uma dose saudosista, mas que é pertinente para o desenvolvimento da história.
Um fim ou um até já?
Com Endgame, os irmãos Russo não reinventaram a roda no que diz respeito à fórmula popularizada por este tipo de filmes, mas demonstram sabedoria na sua execução. Existem surpresas, alegrias mas também tristezas.
É difícil agora prever quais serão os próximos passos deste universo. Com a aquisição dos Estúdios Fox por parte da Disney, os fãs pedem agora que os X-men e o Quarteto Fantástico sejam integrados nos próximos capítulos.
Tendo em conta o sucesso nas bilheteira destes filmes nestes últimos anos, a fadiga de filmes de super-heróis parece não existir. De acordo com os dados do site Box Office Mojo, as receitas dos 22 filmes rentabalizaram à Disney mais de 18 mil milhões de dólares (mais de 16 mil milhões de euros).
O próximo a estrear, com o selo dos Estúdios Marvel, é Homem Aranha: Longe de Casa no próximo mês de julho.
Título original: Avengers: Endgame
Realização: Anthony Russo e Joe Russo
Argumento: Christopher Markus e Stephen McFeely
Elenco: Robert Downey Jr, Chris Evans, Brie Larson, Scarlett Johansson, Josh Brolin
Género: Acção, Aventura, Fantasia
Duração: 181 minutos