Entre os dias 24 e 26 de abril, a RTP1 vai emitir um Especial 25 de Abril. Na altura em que se comemoram 45 anos da Revolução dos Cravos, o canal público mostra a história por trás da história. Para além disso, assinala a data com um espetáculo de homenagem àqueles que captaram o fim da ditadura.

A gravação secreta da “Assembleia Selvagem”

Este documentário inédito, da autoria de Jacinto Godinho, fala sobre o Período Revolucionário em Curso 1974-1976 (PREC). Após o golpe militar comandado pelo general António Spínola, dezenas de civis e militares, suspeitos de apoiarem este movimento, foram detidos. Na Assembleia de 11 de março de 1975, vários dos seus colegas pediram o fuzilamento destes suspeitos – grande parte associado ao MFA. O documentário revela uma gravação de áudio secreta.

A importância histórica da “Assembleia Selvagem” é enorme. Num encontro político onde não deixaram de existir decisões desastrosas, a democracia conseguiu imperar. Os membros do MFA lutaram para conter o radicalismo e marcar as eleições para a Assembleia Constituinte de abril. Foi ali que, possivelmente, se evitou uma guerra civil e o regresso a um regime ainda mais restrito do que havia existido

Ao longo do programa, vais poder ver os discursos mais polémicos, os mais notáveis e, ainda, perceber como foi debatida a pena de morte de alguns camaradas da revolução. O documentário vai para o ar dia 24 de abril, às 21h00.

Retratos de Abril

A partir do Coliseu dos Recreios, vai para o ar um espetáculo de celebração dos 45 anos da revolução. Retratos de Abril é uma produção conjunta da RTP e da Associação 25 de Abril.

O espetáculo, apresentado por Sílvia Alberto e Júlio Isidro, visa agradecer aos fotógrafos que captaram o momento que mudou a história portuguesa. Para além de fotos, vídeos e outras imagens da revolução, a música e a poesia de Abril vão fazer-se ouvir no Coliseu dos Recreios.

Para além disso, vai haver uma homenagem especial a Moçambique. O momento musical vai contar com Selma Uamusse, Lura, Bonga e Micas Cabral.

Retratos de Abril decorre dia 25 de abril, às 21h00 e vai passar em direto na RTP1.

A Voz e os Ouvidos do MFA

Quão importantes foram as comunicações no dia 25 de abril de 1974? É a esta pergunta que António-Pedro Vasconcelos e Leandro Ferreira respondem no documentário A Voz e os Ouvidos do MFA.

O Movimento dos Capitães de Abril, geralmente, é comemorado a partir do momento em que os tanques do capitão Salgueiro Maia entraram no Terreiro do Paço. Contudo, foram precisos meses de planeamento para que a operação fosse bem sucedida. Neste documentário é dada a conhecer a importância da aquisição de telefones para o Posto de Comando do MFA, assim como a montagem de um cabo de transmissões que teria de ser prolongado do Colégio Militar até ao Posto de Comando (PC), instalado na Pontinha.

Com 50 minutos de duração, o programa vai para o ar dia 26 de Abril, às 23h15.

Lê também:10 filmes para celebrar o 25 de Abril