Dia 25 de Abril, celebram-se 45 anos da queda do regime fascista em Portugal. Uma luta onde a liberdade venceu e se tornou palavra de ordem em Portugal. Como tal, o Espalha-Factos deixa-te aqui algumas sugestões, de norte a sul do país, para poderes celebrar este dia histórico para todos os portugueses.

LISBOA

ROTEIRO “LUGARES DE ABRIL”

Esta quinta-feira (25) Lisboa vai ser o palco de um roteiro sobre as memórias mais importantes da Revolução dos Cravos, dando destaque  às ruas e espaço da cidade por onde a revolução passou.

Durante o dia 25 serão demarcados por vereadores da autarquia alguns dos locais mais importantes da Revolução, que inclui o Terreiro do Paço, a Av. Elias Garcia, 162; o Largo S. Sebastião Pedreira,  Rua Sampaio e Pina, 24;  Travessa Estevão Pinto, Campolide; a Alameda das Linhas de Torres, 179; o Largo da Penha de França e a Rua do Quelhas, 2.

Lisboa/Pexels

No entanto, o primeiro lugar a ser assinalado pelo Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina,  é a Rua do Arsenal, onde se deu o primeiro o confronto entre os militares revoltosos e os membros do regime salazarista. Este será assinalado no dia 24 de abril, às 23 horas, por Medina e alguns Capitães de Abril.

PASTÉIS DE NATA GRÁTIS

Para celebrar um dos dias mais portugueses do ano, a Pastelaria Batalha irá oferecer pastéis de nata em qualquer uma das suas três lojas (localizadas no Chiado e na Venda do Pinheiro), sem necessidade de comprar qualquer outro produto.

No entanto, esta oferta apenas está disponível entre as 15 horas e as 19 hora de dia 25, e é limitada a uma unidade por pessoa, de modo uma distribuição mais justa.

Pexels

CORRIDA DA LIBERDADE

Tal como acontece todos os anos, para celebrar os 45 anos da Revolução, a cidade de Lisboa vai ser a anfitriã da Corrida da Liberdade. Esta irá ser iniciada em três pontos distintos, tendo, por isso, também diferentes percursos (Quartel do R. E. 1, Pontinha; do Largo do Carmo ou Marquês de Pombal), contudo todos terminam na mesma meta: Praça dos Restauradores. As provas terão início às 10:30 da manhã.

Porém, neste dia haverá a Caminhada pela Liberdade, aberta a todas as idades, com um percurso de 2.500 metros com início na Av. Fontes Pereira de Melo, também com início previsto para as 10:30 da manhã.

Time Out

LÊ TAMBÉM: PASTELARIA BATALHA OFERECE PASTÉIS DE NATA NO DIA 25 DE ABRIL

PORTO

CONCERTOS E FOGO-DE-ARTIFÍCIO NA AVENIDA DOS ALIADOS 

No Porto, as celebrações do 25 de Abril começam já esta quarta-feira (24) com concertos na mítica Avenida dos Aliados, a partir das 22h00.  Kumpania Algazarra, Coral da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e o rapper Piruka irão atuar , e, no fim, será lançado o fogo de artifício. Tudo com entrada grátis.

@deporto_ealma

MOSTRA DE CINEMA INSUBMISSO 2019

Dia 25, arranca a quinta edição Desobedoc – Mostra de Cinema Insubmisso 2019, que se prolonga até domingo, dia 28 de abril,  com a exibição de filmes no Círculo Católico de Operários do Porto. O evento terá início às 18.30 horas, e a entrada é livre.

Esta é uma iniciativa do Bloco de Esquerda, em parceria com a rede Transform!, que se destina não só à divulgação de filmes, mas também de conversas e exposições.

CONCERTOS NA CASA DA MÚSICA

A Casa da Música vai ser a anfitriã de um concerto solidário que junta  200 músicos portugueses e norte-americanos em palco, dos 15 aos 18 anos.

A maioria dos músicos  vêm da West Windsor Plainsboro North High School, de New Jersey, formando uma orquestra de cordas, uma banda sinfónica e um grupo vocal. As restantes vozes são do grupo portuense Ensemble Vocal Pro Music.

@casadamusicaporto

No repertório, além da música clássica ao jazz, há ainda a possibilidade de se ouvir temas da Revolução de Abril como Grândola Vila Morena, de Zeca Afonso, e Acordai, de Fernando Lopes Graça. Casa da Música.

O concerto terá início às 19 horas, dia 25,  e a entrada são 10 euros, sendo que todas as receitas revertem a favor da Associação A Casa do Caminho, primeira unidade de Emergência Infantil do Norte, e do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto, para investigação do cancro infantil.