Endgame chega aos cinemas portugueses esta quinta-feira (25) e, com a estreia a chegar, torna-se prioritário evitar spoilers. E os realizadores Anthony e Joe Russo podem ter levado isso demasiado a sério.

Em entrevista ao portal Rotten Tomatoes, os dois cineastas admitem que podem ter incluído cenas falsas no trailer do filme. “Talvez seja tudo falso“, afirma Anthony. “Talvez não haja uma única cena verdadeira em todo o trailer?“, atira.

Uma das preocupações dos irmãos Russo foi garantir que os grandes segredos do final da saga ficassem intactos. Um dos métodos que usaram para isso foi, por exemplo, evitarem que o elenco lesse o guião na íntegra.

Quando questionado sobre esta opção de manter os segredos longe do elenco, Anthony explicou que parte da motivação para fazer isto está relacionado com “retirar muita pressão das pessoas“, explicando que considera difícil o processo de autocensura que o elenco tinha de fazer para controlar aquilo que podia dizer e como o podia dizer. “Tiramos muita pressão das pressão ao dizer ‘Okay, quanto menos souberes, menos tens de te preocupar“, explicou.

Em Endgame fizemos isto muito mais do que antes. Há ainda mais segredos em Endgame do que havia em Infinity War“, acrescentou Joe.

As revelações surgem depois de os realizadores terem publicado uma carta no Instagram em que imploraram aos fãs para, depois de verem o filme, não fazerem revelações sobre o enredo a outros espectadores.

Revê aqui o trailer. Que pode ou não ser verdadeiro: