No passado dia 15 de abril, George R. R. Martin deu uma entrevista a Anderson Cooper. No programa 60 minutes, da CBS, o autor falou um pouco sobre os seus livros e o que os fãs podem esperar do final de Game of Thrones.

George R. R. Martin é o autor da saga A Song of Ice and Fire. Por outras palavras, é o criador dos livros que estiveram na origem da série Game of Thrones. Quando esta estreou, Martin já tinha escrito cinco livros da saga, faltando apenas dois para atingir o final. Contudo, com o passar dos anos, a série acabou por ultrapassar a timeline do que havia escrito. Assim, as últimas duas temporadas já foram escritas de raíz, na impossibilidade de se basearem em qualquer obra do autor.

Na entrevista, Martin refere que não esperava que tal viesse a acontecer. Com dois livros planeados mas, ainda, em processo criativo, o autor reuniu com os produtores da série para dar uma ideia geral do plot ainda por lançar. “(…) Estamos a falar aqui de vários dias de conferências sobre a história que tiveram lugar na minha casa em Santa Fé, Novo México. Mas não há maneira de ter tudo detalhado, todas personagens minor, todas as personagens secundárias.”

De seguida, Martin referiu que, apesar da série ser “extremamente fiel [aos livros], comparada a 97% das adaptações“, teria de estar no ar por mais cinco temporadas para o ser completamente.

O que podemos esperar do final?

Segundo o autor, esta vai ser uma história com dois finais: o da série – escrito pelos produtores, Dan e Dave, ainda que baseado nas ideias de George R. R. Martin – e o do livro – ainda por escrever e com detalhes diferentes, no que diz respeito a personagens mais secundárias. O autor compara a sua história ao Spiderman, de Stan Lee.Os toques primários estão lá, a personagem está lá, mas é uma questão de saber quais são as escolhas que tomas para contar a história, que são parcialmente ditadas por quem a medeia.

Quando questionado sobre se os fãs vão achar o final da série melhor do que aquele que irá escrever, Martin refere “Não acho que o final do Dave e do Dan vá ser assim tão diferente do meu final por causa das conversas que tivemos. Talvez possa ser em certas personagens secundárias, pode haver diferenças grandes. (…) E vão todos discutir na internet. E vai haver debate. E está bem. Quer dizer (…), a pior coisa para qualquer obra de arte, seja um filme ou um livro, é ser ignorado.”

O último episódio de Game of Thrones vai para o ar dia 20 de maio, às 02h00 (fuso horário de Portugal Continental). Os dois últimos livros da saga, contudo, ainda não têm data de lançamento. Assim, os fãs ainda terão algum tempo para absorver o final da série, antes de descobrirem a versão completa de George R. R. Martin.

Lê também: Game of Thrones: E se a Família Targaryen tiver origem na nossa própria História?