Foi a língua portuguesa que transformou Fernando Pessoa em poeta internacional, mas isso não impediu Pessoa de se aventurar pelo inglês. Antinuous e outros poemas em inglês é o novo título da coleção Pessoa Breve.

Dedicada ao poeta Fernando Pessoa, esta coleção está a cargo da editora Assírio & Alvim e tem já data de publicação marcada para o próximo dia 24 de Abril.

O fascínio pela língua de Shakespeare

Fernando Pessoa é um dos maiores nomes da literatura portuguesa e internacional. Todos conhecemos pelos menos um poema do escritor e sabemos das suas neuroses e particularidades. Mas sabias que Pessoa, o poeta dos portugueses e de Portugal, também escreveu em inglês?

Segundo o que se sabe, uma das ambições do jovem Fernando seria mesmo dominar a língua inglesa e com ela escrever poesia. É esse jovem poeta que podemos ver na capa do livro.

Capa do livro ‘Antinuous e outros poemas em inglês” de Fernando Pessoa. Fonte: Assírio&Alvim

Fernando Pessoa chegou a criar, anos mais tarde, um pseudónimo que dava pelo nome de Alexander Search (nome da banda portuguesa que canta estes poemas ingleses deixados por Pessoa, na qual Salvador Sobral é vocalista).

Banda portuguesa ‘Alexander Search’. Foto: site oficial da banda

Esta nova edição é fruto de todos os poemas em inglês publicados em vida de Fernando Pessoa, bem como uma seleção dos que ficaram na famosa arca, alguns deles assinados por Alexander Search. A edição ficou a cargo de Richard Zenith e a tradução é de Luísa Freire, sendo que se trata de uma publicação bilingue.

No prefácio desta edição pode ler-se: “Nos seus mais de 300 versos o inglês do autor, por um pequeno milagre, está sempre à altura do edifício de conceitos e sentimentos que tão habilmente constrói com palavras”. Se em português Pessoa nunca desiludiu certamente que em inglês não o fará, com todas as complexidades que cada uma das línguas carrega consigo.

A coleção Pessoa Breve promete regressar ainda este ano com mais novidades sobre o poeta.

Lê também: LISBOA TEM UM NOVO CLUBE DE LEITURA E O PRÓXIMO ENCONTRO É JÁ EM MAIO