Aproximamo-nos da Páscoa e das tentações também. O Espalha-Factos mostra-te locais tradicionais em Lisboa e no Porto onde podes comprar todos os produtos que precisas para levar a tradição à mesa no dia de Páscoa.

Por todo o lado vemos à venda folares, ovos de chocolate e amêndoas (daquelas doces, com tudo a que se tem direito em dia de festa). As grandes superfícies têm uma vasta oferta, mas não são as únicas. O comércio tradicional é muito recorrido nesta época do ano.

Desde as simples amêndoas de sobremesa, até às mais diferentes como as de chá verde, as mercearias apostam na diversidade e na continuação do comércio de rua.

LISBOA

1. MANTEIGARIA SILVA, BAIXA DE LISBOA

Não, não tem só manteiga. A Manteigaria Silva tem também queijos, enchidos, vinhos e, nesta altura do ano, tem também amêndoas, chocolates e folares. As amêndoas doces são vendidas a granel ou em embalagem.

A loja tem mais de 125 anos de história. Mantém o conceito, mas expandiu-se e está mais perto dos portugueses: tem uma loja no Mercado da Ribeira e está representada no Bairro do Avillez.

Páscoa

Manteigaria Silva, Baixa de Lisboa (Fotografia: Site Manteigaria Silva)

2. A MARIAZINHA, ALVALADE

Tem drageias de licor de rum e cereja, amêndoa coberta com pimenta rosa, amêndoa coberta com sabor a melão, amêndoa de morango com cobertura de nata ou “amêndoa” de pedaços de gengibre cobertos com chocolate negro.

Uma lista longa de amêndoas que não se encontram em qualquer lado. A Mariazinha é uma loja especialista em chá, café e frutos secos. Mas para acompanhar um bom chá ou café, não falta oferta de iguarias doces nesta casa de comércio tradicional que resiste desde 1938.

Publicado por A Mariazinha em Quarta-feira, 3 de abril de 2019

3. MANUEL TAVARES, BAIXA DE LISBOA

Entre o Rossio e a Praça da Figueira, está a mercearia e charcutaria Manuel Tavares. Está instalada na Rua da Betesga desde 1860. O Natal e a Páscoa são as altura mais concorridas, mas durante todo o ano os queijos, os vinhos e os frutos secos são uma parte da procura dos clientes.

Na altura que antecede a festividade religiosa que celebra a ressurreição de Jesus, a mercearia fina alarga a sua oferta e enche a loja de iguarias próprias da Páscoa.

Este ano há novos sabores de amêndoas: é o caso das de arandos com iogurte; os corações de chocolate com espelta e morango; e as drageias de licor, whisky, rum e cognac.

Corações de chocolate com Espelta e Morango!! Mais uma novidade! 😉😊#alojamaisdocedelisboa #pascoa2019 #tradicao #baixadelisboa #manueltavares

Publicado por Manuel Tavares em Terça-feira, 19 de março de 2019

LÊ TAMBÉM: 6 RESTAURANTES MEXICANOS PARA EXPERIMENTAR EM LISBOA E NO PORTO

PORTO

1. PETÚLIA, RUA JÚLIO DINIS

Fica na Rua Júlio Dinis e desde 1972 que mantém as receitas da doçaria tradicional. É conhecida pelo bolo, mas também pelas diferentes amêndoas e ovos da Páscoa que oferece nesta altura.

A montra já chama pelos clientes que podem ver uma parte daquilo que é vendido em loja: desde as amêndoas francesas de café e creme ou francesas de laranja, até aos grande ovos da Páscoa – quer com figuras de animação, quer com figuras nacionais, como o Ronaldo.

Publicado por Confeitaria Petúlia em Quarta-feira, 20 de março de 2019

2. MERCEARIA DAS FLORES

O que é tradicional da doçaria portuguesa, a Mercearia das Flores tem. É o caso do pão de ló de ovar, o pudim abade-priscos, o folar de mirandela ou as amêndoas carrapinhadas.

Basta encomendar os doces à mercearia e a mesa de Páscoa está pronta para receber a família. Nesta mercearia é ainda possível comprar e provar alguns dos produtos vendidos. O espaço tem algumas mesas para os clientes fiquem para a conhecer antes de comprar.

Os produtos além de portugueses, são biológicos. Neste espaço pode-se encontrar conservas, azeite e vinhos.

Páscoa

Folar de Mirandela (Fotografia: Site Mercearia das Flores)

3. CONFEITARIA DO BOLHÃO, BAIXA DO PORTO

A padaria e pastelaria tem já 123 anos e várias vezes ao dia saem novas fornadas de pão e bolos de fabrico próprio.

Na época da Páscoa a Confeitaria do Bolhão oferece também os folares. Tanto saem fornadas de folares doces – com um ou dois ovos – como de folares salgados de carnes.