São muitas personagens, o enredo é complexo, a pausa de Game of Thrones durou dois anos. A nossa cabeça já não é o que era e precisamos de ajuda para nos lembrarmos dos pormenores todos da última temporada.

Os próximos parágrafos revelam, a fundo, várias das partes fundamentais da sétima temporada de Game of Thrones.

O lobo solitário morre, mas a alcateia sobrevive

Arya e Bran estão de regresso a Winterfell, enquanto Jon Snow rumou a Dragonstone para chegar a um acordo com Daenerys. Ou mais que isso. Pelo caminho, numa cena marcante, a irmã mais nova do clã Stark eliminou Walder Frey.

Bran, que agora é o Corvo de Três Olhos, é o responsável por informar as irmãs acerca das maquinações de Petyr Baelish. E é também ele que traz alguma luz sobre as origens familiares de Jon Snow.

Numa fase final, quando tudo parecida perdido, Arya e Sansa dão um exemplo de união familiar e feminina. Batem Littlefinger no seu próprio jogo. Quando a mais manhosa de todas as personagens tenta virar as irmãs uma contra a outra, acaba executado. Esperávamos isto há demasiado tempo.

Resultado de imagem para littlefinger death

Sam rebela-se e faz duas descobertas fundamentais

Samwell Tarly passou grande parte da sétima temporada a estudar para ser maester e, pelo caminho, conseguiu rebelar-se contra as tarefas de “estagiário” e fazer duas descobertas importantíssimas.

Em primeiro lugar, leu que há uma enorme quantidade de Dragonglass, um material capaz de matar os White Walkers, em Dragonstone, o que comunicou a Jon Snow. Esta acabou por ser uma descoberta determinante para o resto dos acontecimentos na temporada.

E em segundo lugar, mas não menos importante, conseguiu curar Jorah Mormont da greyscale. A cena é nojenta e preferíamos não nos ter lembrado disto. Claro que Mormont, símbolo eterno da friendzone em Westeros, voltou para junto de Daenerys, para a servir como fiel escudeiro.

Resultado de imagem para jorah mormont greyscale

Entretanto, depois de ter entendido que os maesters não estavam disponíveis para trabalhar em prol dos Sete Reinos contra a ameaça do Night King, Samwell rebela-se, traz consigo alguns livros proibidos, Gilly e o pequeno Sam e foge para Norte.

Cersei não tem amigos, nem quer

E afasta mesmo o irmão com quem tem uma relação amorosa. Jaime Lannister continuava a ser a única pessoa leal à rainha Cersei, mas não consegue resistir mais quando ela aceita casar com Euron ou se mostra indiferente ao avanço dos zombies a norte.

Cersei consegue ainda vingar-se de Ellaria Sand, matando Tyene com o mesmo veneno com que esta matou Myrcella e obrigando-a a assistir à morte.

A Rainha Cersei na Fortaleza Vermelha Game of Thrones

A Rainha Cersei na Fortaleza Vermelha
Fotografia: Helen Sloan/HBO

Entretanto, com a ajuda do repelente Qyburn, que fez Mão da Rainha, construiu uma arma capaz de matar um dragão. Isto porque, apesar de ter concordado com Jon Snow e Daenerys em combater os white walkers, quer é destruir toda a gente no fim. Como bónus, para adicionar ao nojo que já é habitual nesta storyline, Cersei está outra vez grávida do irmão.

Night King tem um dragão

Numa opção de batalha arriscada, Jon Snow foi ao norte da Muralha e acabou encurralado. Quando Daenerys vai em seu socorro com os seus três dragões, um deles é morto pelo Night King. E já sabemos o que é que acontece ao que morre e não é queimado. Sim, há um White Dragon a cuspir fogo azul preparadinho para nos colocar em maus lençóis na oitava temporada.

undead dragon Game of Thrones

No entanto, o grande objetivo, recolher um wight para levar de presente a Cersei, foi concretizado. Missão cumprida…

Jon Snow não é um bastardo.

Pois é. Não só não é um bastardo, como é um herdeiro real. Jon Snow é filho de Lyanna Stark e Rhaegar Targaryen, que casaram às escondidas. Ou seja, ele é sobrinho de Daenerys… com quem foi para a cama nesta temporada. E ele inicialmente até resistiu e não quis ajoelhar, mas já sabemos que há hábitos Targaryen que não morrem.

Rhaegar Targaryen e Lyanna Stark - Game of Thrones

Daenerys em maré de azar

Daenerys lá faturou o solteirão mais cobiçado de Game of Thrones, mas até nisso teve azar, porque o rapaz é sobrinho dela. E isso é simbólico de uma temporada em que foram só infortúnios, uns atrás dos outros. Tudo começou uma invasão dos Sete Reinos que correu mal, com maus conselhos do habitualmente sábio Tyrion… que a levou a uma invasão de Casterly Rock que não serviu para nada. Foi assim que perdeu as aliadas de Dorne, a frota de navios de batalha e ainda a Casa Tyrell, que deixou de existir. Não houvesse azares que chegassem, rumou a Norte para salvar Jon Snow e Jorah Mormont, o que resultou na perda do dragão de que já falámos.

Game of Thrones - Daenerys Triste