Sete temporadas, sete temas marcantes de Game of Thrones. A série de sucesso da HBO regressa esta noite aos ecrãs.

Além da fantástica história e da espetacularidade das imagens, a série Game of Thrones está plena de bons temas musicais. A banda sonora de cada uma das temporadas está pejada de momentos épicos, evidentemente. Ramin Djawadi é o responsável pelas composições que dão suspense e emoção a muitas das cenas mais memoráveis da série. Mas outros artistas também foram convidados a participar.

Temporada 1

Ainda temos como toque de telemóvel o tema de abertura de Six Feet Under mas não seria de todo disparatado escolher a música de abertura de Game of Thrones. Composta por Ramin Djawadi – também autor da banda sonora de Westworld – convoca fantasia e aventura mas ao mesmo tempo espoleta sentimentos de harmonia e sonho.

Temporada 2

O tema dos The National surge nos créditos finais do episódio 9 e relata o momento em que Lorde Tywin Lannister destrói a Casa Reyne da cidade de Castamere. A letra, cantada pelo excelente narrador Matt Berninger, vocalista dos The National, foi escrita pelo próprio autor dos livros George R. R. Martin. Conheceu também a versão do compositor da banda sonora original da série e ainda uma outra (surge mais abaixo).

Temporada 3

Os americanos The Hold Steady encerram mais emblemáticos da terceira temporada Walk of Punishment com um tema cuja letra também foi escrita por George R. R. Martin. The Bear and the Maiden Fair terá mesmo sido apresentada ao escritor em Santa Fé, enquanto todos bebiam uma garrafa de tequilla. Puro rock n’roll.

Temporada 4

Estamos no casamento de Joffrey Baratheon e Margaery Tyrell e os próprios membros dos Sigur Rós fazem um cameo. Também é deles a versão mais sombria e apolítica de The Rains of Castemere que aparece, então, neste episódio 2 intitulado The Lion and The Rose (e também conhecido como The Purple Weddding).

Temporada 5

Throne For The Game é um tema composto  por Ramin Djawadi que recorre à murmurante voz de Bradley Hanan Carter a fim de nos envolver ainda mais no mistério e no jogo da série. Serve tanto de embalo como de desassossego, se quisermos. Aliás, como toda a história.

Temporada 6

Possivelmente o 5.º episódio desta temporada é o mais humano de toda a série Game of Thrones. É nele que ficamos a saber a história de Hodor e rebentamos em lágrimas só de a recordar. O tema é pleno de intensidade e beleza e apela aos sentimentos mais profundos.

Temporada 7

No campo dos cameos, Game of Thrones tem dado algumas cartas. Além dos Sigur Rós (mencionados acima), também os Snow Patrol, os Mastodon e Ed Sheeran apareceram na série. O britânico (que toca em Portugal no próximo dia  de julho) compôs mesmo um tema que é cantada no episódio por Arya Stark. Hands of Gold também surge escrita nos livros que inspiraram a série.

E enquanto aguardamos pela estreia às duas da manhã (no Syfy e na HBO Portugal) podemos sempre escutar em repeat o tema Seven Kingdoms Army pelos The Merkins (sim, uma excelente paródia ao conhecido tema de The White Stripes).