Dina, a cantora da popular canção ‘Amor de Água Fresca’, faleceu esta sexta-feira (12) aos 62 anos de idade, vítima de doença prolongada.

A artista, também letrista e compositora, celebrizou-se com o tema de Rosa Lobato Faria que levou ao Festival Eurovisão da Canção 1992, em Malmö, na Suécia. Natural do Carregal do Sal, no distrito de Viseu, abandonou a carreira artística em 2016, dado sofrer de fibrose pulmonar. A doença, que lhe provocou insuficiências respiratórias várias, impedia-a de cantar. Nesse ano, para celebrar a carreira de Dina, cerca de 15 músicos portugueses juntaram-se num concerto comemorativo no Teatro São Luiz, em Lisboa.

Entre 1980 e 2008 lançou seis álbuns de originais e participou em várias coletâneas, tendo sido inclusivamente responsável por compor os temas de abertura das telenovelas Sonhos Traídos e Filha do Mar. O último disco, Da Cor da Vida, foi lançado em 2008. Incluiu o single Esta Manhã em Lisboa.

No ano passado, após algumas notícias publicadas pela imprensa cor-de-rosa, Dina explicou estar em lista de espera para receber um transplante pulmonar e anunciou que continuava a compôr, alimentando o objetivo de voltar a concorrer – como compositora – ao Festival da Canção.