Se o teu sonho sempre foi assistir a um dos maiores festivais de cinema do mundo, estás com sorte! A iniciativa European Film Challenge pretende promover o cinema europeu, através de um desafio digital. Em causa, está uma viagem, totalmente paga, ao Festival de Cannes (14 a 25 de maio) para o grande vencedor.

O concurso irá decorrer apenas até dia 15 de abril, mas ainda há tempo para participar. Basta ver dez filmes europeus à escolha e tirar uma foto a algo que comprove a visualização de cada um. Posteriormente, as fotografias serão submetidas na plataforma do EFC, sendo que estas podem incluir, desde bilhetes de cinema, até a uma captura de ecrã de computador. Apenas devem ser visíveis os detalhes do filme em questão.

No entanto, deve-se sempre ter o cuidado de assistir à obra escolhida em websites legais de streaming, caso o participante prefira a modalidade de cinema em casa. Sabe mais sobre como participar aqui.

Fonte: Divulgação / European Film Challenge

Afinal, como surgiu o EFC? O conceito foi criado em 2016 com o propósito de difundir o interesse pelo cinema europeu, combatendo, simultaneamente, práticas de pirataria cada vez mais comuns na era digital. A competição incentiva os interessados a procurar novas plataformas online de filmes, não deixando de fora os que preferem a experiência cinematográfica no grande ecrã. Nas palavras de Greta Akcijonaite, coordenadora global do projeto, o EFC representa “a luta contra a pirataria num jogo e não numa guerra”.

O desafio pretende, também, inovar ao integrar ao máximo as redes sociais, através do incentivo à partilha do progresso dos participantes e à interação entre os vários cinéfilos europeus.

Pela primeira vez, Portugal foi adicionado à lista de países aptos a participar, juntando-se à Lituânia, Estónia, Croácia, Sérvia, Hungria, Espanha e Finlândia. A coordenação do projeto a nível nacional está a cargo da The Film Agency, que descreveu a entrada do país no desafio como um “passo natural”, face ao sucesso do EFC no resto da europa:

“Sim, foi um passo natural. O objetivo do European Film Challenge é unir o cinema europeu e os espectadores jovens de toda a Europa. Porque não em Portugal? Para além disso, em termos populacionais e de consumo de cinema, descobrimos que a audiência portuguesa tem potencial para crescimento. Se falarmos de logística e coordenação, coordenar Portugal foi também um passo natural para a The Film Agency, pois temos vindo a participar noutros projetos dentro do território, travando boas relações entre vizinhos e parceiros principais.”

O EFC prova que não são apenas as grandes produções de Hollywood que contam, havendo espaço para uma maior pluralidade de registos cinematográficos a nível internacional. Diverte-te a explorar o que o cinema europeu tem para oferecer com este projeto!