Mikko Hyppönen, um dos grandes nomes mundiais da cibersegurança, vai estar em Lisboa. No próximo dia 10 de abril, o famoso especialista é o convidado especial da NOS Security Talk. Hyppönen vem falar sobre segurança online e os seus desafios para as famílias.

A NOS Security Talk visa refletir sobre os grandes desafios na área da segurança informática, mais especificamente na segurança online. Organizado pela NOS, o evento surge após o lançamento do serviço NOS Safe Net – uma solução integrada de anti-vírus e um programa de controlo parental. A conferência vai decorrer no edifício sede da operadora, em Lisboa.

Quem é Mikko Hyppönen?

Hyppönen é uma autoridade mundial em cibersegurança e privacidade online. Nasceu na Finlândia, mas percorre o mundo a palestrar sobre a área que o apaixona. Desde 1991, é Chief Research Office na F-Secure, onde lidera uma equipa de pesquisa e investigação em segurança online.

Entre os grandes feitos da sua equipa encontra-se o rastreamento do primeiro vírus de PC da história da Internet – o Brain. Para além disso, foram responsáveis pela deteção e desarmamento de vírus como o Sobig.F e o Sasser. O Sobig.F tinha sido criado de forma a afetar o Microsoft Windows, após o utilizador descarregar um ficheiro de e-mail contendo malware e foi considerado o segundo vírus mais rápido de sempre. Por outro lado, a equipa também foi responsável pela elaboração de relatórios confidenciais sobre o Stuxnet – o vírus desenhado para sabotar as instalações de enriquecimento nuclear iraniano.

A nível individual, o “veterano da guerra cibernética” – como foi apresentado na Web Summit de 2016 – também tem um currículo invejável. É consultor para questões de cibercrime e segurança digital no Parlamento Europeu. É professor universitário em Stanford, Cambridge e Oxford. E nos “tempos livres” é, ainda, palestrante das TedTalks.

Atualmente, está envolvido na documentação do crescimento de malwares para telemóveis. Num ponto de vista mais social, é um conhecido crítico de algumas atividades da NSA e defensor da privacidade digital.

Assim, uma conferência de Mikko Hyppönen é definitivamente uma conferência com o que de mais recente se faz em cibersegurança. O especialista foi considerado uma das 50 pessoas mais importantes da web, pela revista PC World. A Reader’s Digest considerou-o um dos oito europeus que fazem a diferença e a Foreign Policy’s inclui-o no top 100 de Pensadores Globais.

Lê também: 5 apps úteis para vegetarianos