Quantas vezes sonhaste ser uma personagem dos filmes Harry Potter? Agora podes viver um pouco da experiência da história de J. K. Rowling no comboio mais famoso da Escócia.

No meio de vários feitiços como o Wingardium Leviosa – que faz objetos ou pessoas levitarem – ou o Petrificus Totalus, que paralisa a pessoa atingida, nenhum é capaz de te transportar para dentro do mundo da feitiçaria. Excepto um: o feitiço de 36 euros que te leva para dentro do Hogwarts Express.

A primeira partida é dia 19 de abril, sexta-feira santa. Depois o comboio vai seguir viagem todas as manhãs de segunda a sexta-feira entre 22 de abril e 25 de outubro e a partir do primeiro sábado de maio até dia 29 de setembro.

O horário da tarde está destinado ao período de 13 de maio a 13 de setembro de segunda a sexta-feira. Para fazer um passeio no comboio Jacobite, da West Coast Railway, ao fim de semana, este vai seguir a West Highland Line entre 15 de junho e 1 de setembro.

Tens seis meses para embarcar, mas muito pouco tempo para apanhar os bilhetes.

Percurso de centenas de quilómetros pelos cenários do filme

O comboio a vapor vai passar pelas mais bonitas paisagens do interior da Escócia: de um ponto ao outro da viagem – que liga as cidades de Fort William e Mallaig – pode-se observar a Ben Nevis, a montanha mais alta do Reino Unido, o Loch Morar, o mais profundo lago de água doce do mundo, e o Loch Nevis, o mais profundo lago de água salgada.

Até agora parece uma simples viagem com paisagens verdes próprias do Reino Unido, mas durante os 134 quilómetros percorridos, os passageiros vão reviver cenas da saga Harry Potter.

É o caso do Viaduto de Glenfinnan, que ficou na memória dos fãs da saga quando o Expresso de Hogwarts cruza a ponte em direção ao Castelo de Hogwarts. Todo o percurso foi pensado pela West Coast Railway de forma a que se pudessem identificar várias cenas do filme durante a viagem.

Apesar de este não ser o comboio original que levou Harry, Rony e Hermione para a Escola de Feitiçaria de Hogwarts (o comboio usado nos filmes está no Harry Potter Studio Tours de Londres), a locomotiva vermelha é considerada, por meios como a People como o verdadeiro Hogwarts Express.

Harry Potter

Para viajar até à Escócia e chegar a tempo de estrear (a 19 de abril) o comboio que te leva ao universo criado por J. K. Rowling, há voos de ida e volta a partir de 303 euros.

Antes de ir, é melhor comprar o bilhete para andar no Jacobite. O preço para adultos é de 36 euros e cerca de 25 euros para as crianças. Os bilhetes já estão à venda online.

A experiência que dura seis horas, pára durante uma hora e meia em Mallaig e acaba sem que Hagrid espere os passageiros, mas com um grande sentimento de nostalgia pelos filmes de Harry Potter.