Descobrir a verdade da mentira: é este o objetivo a que se propõe a peça Fake News, Naked News que estreia já no próximo dia 12 de abril, em Algés (Lisboa). No meio digital onde vivemos, onde tudo é tão rápido e acelerado como distinguir a verdade da mentira? É este o mote de partida para um encontro entre a verdade e as notícias falsas.

A trama, escrita e encenada por Ricardo Cabaça, divide-se em duas partes: no início tudo é posto em causa e as fake news são avaliadas ao pormenor; na segunda parte tenta encontrar-se uma solução para o flagelo – uma estrutura teatral simples e que os protagonistas tentam que seja eficaz.

Cartaz oficial de ‘Fake News, Naked News’ | Foto: divulgação

Três detetives (Daniela Rosado, Mauro Hermínio e Mário Oliveira) juntam-se em busca da verdade por detrás do que leem nas notícias e nas redes sociais no geral. Estas três personagens convidam o público a uma reflexão conjunta e chegam ao limite de colocar o que achavam ser verdade em causa. Acabam, contudo, por criar no entretanto um conceito inovador: as “naked news”, notícias “positivas, despidas de mentiras”.

Fake News, Naked News é uma reflexão sobre o quotidiano, as reações humanas aos fenómenos por si criados, a corda bamba entre a verdade e a mentira na qual as redes sociais e a rapidez da informação nos colocaram. Na sinopse pode ler-se: “a mentira não é de agora, mas o dispositivo sim, esse é novo. Agora, a comunicação é algo instantâneo, não estivéssemos nós no século do imediato. O perigo reside no dispositivo”.

A Companhia de Actores acolhe assim, no seu espaço, a associação 33 Ânimos – uma companhia que se identifica com o teatro experimental e de laboratório desde 2012. A estreia está marcada para o dia 12 de abril, às 21h30, no Teatro Municipal Amélia Rey Colaço, em Algés – sendo que terá apenas duas datas (12 e 13 de abril, à mesma hora).

Para obteres mais informações sobre bilheteira podes aceder aqui.

LÊ TAMBÉM: DIA MUNDIAL DO TEATRO: HÁ INICIATIVAS POR TODO O PAÍS PARA CELEBRARES ESTA DATA