Do nome do restaurante que nasceu em 2017 na LX Factory, cai o The e passa a Therapist. É o primeiro restaurante terapêutico em Portugal.

O Therapist inclui tudo num só espaço: uma clínica com terapias não convencionais; uma cafetaria saudável e biológica; e uma escola, com o objectivo de partilhar conhecimentos através de workshops e sessões para melhorar o bem estar no dia a dia.

Therapist

Therapist (Fotografia: divulgação)

A fundadora do Therapist, Joana Teixeira, define o espaço como “um restaurante terapêutico com clínica e escola para pessoas que procuram uma vida saudável e sustentável”. 

Aqui combina-se a alimentação saudável – incluindo opções vegetarianas ou veganas – com um ambiente tranquilo.

Os olhos também comem quando os pratos vêm para a mesa e quando a refeição acaba é a mente que se alimenta. A juntar à zona de restauração e às explanadas, o novo espaço do Therapist inclui também uma clínica com consultas de Acupuntura, Biblioterapia, Naturopatia, Nutrição Funcional, Terapia Quântica, Massagens Terapêuticas e Shiatsu.

A sabedoria não ocupa lugar e também cabe dentro do Therapist. Tem uma escola onde acontecem os workshops, nas áreas da alimentação saudável, Yoga, Reflexologia, Nutrição Terapêutica, entre outros.

O CONCEITO

No Therapist as ementas são funcionais e criadas por uma equipa multidisciplinar que procura combinar alimentos da época, de origem biológica ou nacional e sustentável. Na cozinha do restaurante não entram lacticínios, glúten ou açucares refinados.

A ementa é feita a pensar nos objetivos de cada pessoa: reforçar o sistema imunitário, aumentar a energia e reduzir a gordura corporal, regular e desintoxicar o organismo, e reforçar os antioxidantes para a mente, melhorando a fadiga e disposição geral.

“Agora queremos que cada um dos pratos do Therapist ajude quem nos procura a responder a alguma necessidade, seja a estar mais calmo, a reforçar as suas defesas, a dar força ou a regular o organismo”, afirma a empreendedora.

Os quatro objetivos funcionais presentes na ementa são uma parte da oferta para curar o corpo e a mente de quem visita o espaço. A terapia e o conhecimento completam a processo de quem quer mudar os hábitos.

LÊ TAMBÉM: H&M QUER AJUDAR QUEM VAI A UM CASAMENTO E NÃO SABE O QUE VESTIR

A RECEITA MÉDICA NATURAL: MENU

“A alimentação cura. Este é o nosso mote desde o dia em que abrimos”, afirma Joana Teixeira.

O Menu está identificado com símbolos referentes às opções vegan ou glúten free e aos quatro objetivos funcionais:

  1. Mindboost de antioxidantes para evitar o cansaço e melhorar o humor e boa disposição;
  2. Power – um reforço de proteínas e gorduras boas para dar força e energia;
  3. Immunity – anti inflamatórios para fortalecer o sistema imunitário na luta contra as
    doenças;
  4. Detox – fibras, probióticos e prebióticos para ajudar a digestão e regular o sistema.
Therapist

Therapist (Fotografia: divulgação)

Depois de analisada a bula, é só escolher o melhor “medicamento”.

A começar por uma das opções mais ligeiras do menu Mind, este inclui uma bruschetta de abacate e ovo (5,9 euros) que pode ser acompanhado por um matcha latte (3,5 euros) ou um cacau quente (2,6 euros). Para a refeição principal há uma Bowl de Salmão assado com especiarias, esmagada de batata doce, brócolos com molho de iogurte de soja bio e aromáticas (8,5 euros).

No Menu Power há uma Bowl de Açaí com com proteína vegan, banana, frutos vermelhos e leite vegan com topping de granola, lascas de côco e frutos vermelhos (5,5 euros).

Para a imunidade, há uma Bowl immunity feijão com chilli de feijão, cogumelos shitake, salada verde com laranja e rebentos, arroz com topping de granola salgada (8,9 euros). Para completar este menu, é sugerido nas terapias uma consulta de naturopatia: uma análise ao organismo e tratamento com naturopatia, terapia quântica, homeopa-tia e alimentação (80 euros).

Bowl immunity feijão, Therapist (Fotografia: divulgação)

No menu Detox não faltam sabores fortes, como a Bowl spirulina que tem puré de spirulina com maçã, limão, gengibre, banana, abacate e leite vegan com granola, côco e frutos vermelhos (4,9 euros).

É HORA DE RELAXAR

E podes começar bem cedo: desde as 9h30 até às 18h30. O Therapist fica na LX Factory – Rua Rodrigues de Faria e está aberto de segunda-feira a domingo.

O sucesso do Therapist tem sido notável. Se há procura, a oferta não tarda e é a fundadora do projeto quem o diz: “Ainda antes do verão abriremos certamente o segundo Therapist em Lisboa”, avança Joana Teixeira.