Há doze anos e meio que a SIC não liderava um mês. No entanto, para encontrar o último momento em que tenha liderado por dois meses consecutivos é necessário recuar ainda mais: Até 2005. Nesse ano, a estação de Paço de Arcos liderou em janeiro, fevereiro e março. Voltou a repetir-se: Em 2019, fevereiro e março foram do terceiro canal.

Este mês, a média mensal subiu para 19,1% de share, aumentando a distância para a TVI, que se ficou pelos 18%. A SIC cresceu 0,5 pontos percentuais face a fevereiro, enquanto a concorrente perdeu exatamente o mesmo número. A vitória do terceiro mês coloca o canal como o mais visto na média dos primeiros três meses de 2019.

Em comunicado, o canal de Paço de Arcos realça as vitórias de Quem Quer Namorar Com o Agricultor?, no horário nobre de domingo e ao final da tarde, com 28,5% nas emissões de fim-de-semana e 23,8% de share nos dias úteis, mas também do Jornal da Noite, que chegou ao melhor resultado desde novembro de 2016 com 19,8% de share. O outro destaque do canal prende-se com o crescimento do Primeiro Jornal nos dias úteis. O informativo terminou o mês a liderar em termos absolutos com 30% de share, a uma distância de mais de 10 pontos percentuais da TVI.

Valor da Vida ainda domina no prime-time

Em comunicado, a estação de Queluz sublinha que ainda lidera no horário nobre. As noites e o fim-de-semana são mesmo o último reduto do canal da Media Capital, com Valor da Vida a  ser novela mais vista, com uma audiência média de 1 milhão 48 mil espectadores e um share de 23,5%. A Teia, lidera no segundo horário, com uma audiência média de 800 mil espectadores e um share de 24,1%.

Outros destaques do mês

  • O top5 do mês foi ocupado por jogos de futebol: Portugal x Sérvia na RTP1 (23,0% de audiência média / 46,3% de share), Benfica x Dínamo de Zagreb na SIC (21,9% / 44%), FC Porto x Roma na TVI (21,8% / 42,8%), Portugal x Ucrânia na RTP1 (20,4% / 43,9%) e Dínamo Zagreb x Benfica na SIC (15,5% / 41,4%) foram os eventos de maior audiência do mês.
  • Além dos eventos desportivos, a emissão de 10 de março de Quem Quer Namorar com o Agricultor foi o programa mais visto do mês – 15,3% de audiência média e 31,4% de share.
  • A CMTV perdeu três décimas face a fevereiro, fechando o mês com 3,7% de share. Viu a Globo a aproximar-se, no quinto lugar, com 3,1% de quota de mercado. É a distância mais curta do ano entre os líderes do Cabo.
  • A RTP3 perdeu uma décima face a fevereiro e empatou com a SIC Notícias nas contas mensais: 1,6% de share para cada uma. A TVI24 desceu para os 1,5%.