As tecnologias fazem cada vez mais parte do nosso dia a dia. Ao mesmo tempo, o número de vegetarianos tem vindo a aumentar substancialmente. A pensar nestas tendências, o Espalha-Factos sugere-te cinco apps que são úteis para vegetarianos e também para quem tenha apenas curiosidade em experimentar.

VEGGITABLE

Uma das receitas da Veggitable. (Imagem: Sofia Baptista)

Carina Barbosa e Artem Umanets são engenheiros informáticos e vegan. Em 2015 criaram a Veggitable, uma aplicação com receitas 100% vegan. Os ingredientes e as instruções para cada prato são descritos passo a passo. Saladas, bebidas, bolos ou massas fazem parte do menu.

Esta app está disponível para iPhone e iPad e todas as receitas estão em português e em inglês. Várias receitas têm uma versão adaptada para serem preparadas na Bimby. Descarregar a app é grátis, mas para aceder a todas as receitas o custo é de 3,49 euros.

DELICIOUSLY ELLA APP

Almond butter, dark choc and sea salt dates, just what my insatiable sweet cravings need 🙏🏼✨ On the app ❤️ https://itunes.apple.com/gb/app/deliciously-ella-app/id1445510165?mt=8

Publicado por Deliciously Ella em Quinta-feira, 21 de março de 2019

Ella Mills é conhecida pelos livros de receitas que já publicou e por liderar a marca Deliciously Ella. Um blog, um restaurante, uma gama de produtos saudáveis e uma app fazem parte do negócio de Ella com o marido, Matt. O casal pretende transformar os vegetais em algo divertido.

Nesta app encontras receitas plant-based, vídeos de receitas e de ioga e podes planear as refeições semanalmente. Também é possível preparar a lista de compras do supermercado ou ouvir podcasts. A app é gratuita durante a primeira semana de utilização, depois custa 0,99 euros por mês. Está disponível em inglês na App Store e no Google Play.

HAPPYCOW

Lisbon, Portugal Vegan Scene at Veganário Fest 2017

The vegan scene in Lisbon is blowing up!

Publicado por HappyCow Vegan Guide em Terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Esta aplicação permite pesquisar restaurantes vegans e vegetarianos, fazer avaliações, submeter fotografias e escrever opiniões. Em Portugal, a HappyCow apresenta os restaurantes vegetarianos de Lisboa e do Porto.

A aplicação tem também uma secção com tópicos sobre o vegetarianismo, como por exemplo receitas, dicas para uma alimentação saudável ou artigos sobre direitos dos animais. Esta app já foi descarregada mais de um milhão de vezes e abrange restaurantes de mais de 180 países. Está disponível na App Store e no Google Play por 4,49 euros.

LÊ TAMBÉM: THERAPIST: O RESTAURANTE ONDE A TERAPIA ESTÁ NO MENU

VEGSAFE

Descrição de alguns materiais na app VegSafe. (Imagem: Sofia Baptista)

A app VegSafe promete facilitar a vida dos vegan. Apresenta uma extensa lista de materiais de roupa, produtos de beleza e ingredientes que são descritos de forma a saber se são vegan ou não. 

Em caso de dúvida, é possível consultar os dados a qualquer momento, pois não é necessária ligação à internet. Esta aplicação é gratuita e está disponível em português e em inglês na App Store.

PETA: SAVING ANIMALS MADE EASY

Publicado por PETA (People for the Ethical Treatment of Animals) em Terça-feira, 5 de março de 2019

Muitas vezes a opção por uma dieta vegetariana está relacionada com o respeito pelos animais. A app PETA: Saving Animals Made Easy publica informações sobre os direitos dos animais a nível mundial e permite participar em ações relacionadas com esta causa. 

A People for the Ethical Treatment of Animals é uma organização não governamental. A sua app é grátis e está disponível na App Store em inglês, espanhol, alemão e francês.