O Sensivelmente Idiota Diogo Faro lançou um vídeo (31) que apela ao fim do machismo. Sob a irónica premissa “não é grave, porque é normal“, o comediante deixa uma crítica marcada ao desrespeito pelas mulheres. O machismo não é grave porque é normal foi publicado na página de Facebook do humorista.

Diogo Faro é um conhecido comediante e autor da página Sensivelmente Idiota. O também cronista, é conhecido por abordar alguns temas mais “sensíveis”, de forma mais humorística. Sejam eles violência, racismo ou homossexualidade, nada escapa ao seu radar.

Com o propósito de fazer mais um vídeo humorístico, o humorista pediu a várias mulheres que tivessem sido vítimas de assédio sexual que lhe enviassem um vídeo a dizer “eu“. Contudo, a resposta ao apelo acabou por ser bem maior. Diogo Faro referiu, numa das suas crónicas, ter recebido inúmeros vídeos com relatos de violência contra as mulheres, nas suas mais variadas formas. O choque atingiu-o e, juntamente com cinco amigos, Diogo Faro iniciou um movimento que chamasse a atenção para a igualdade de género. Daí nasceu o #NÃOÉNORMAL.

Entretanto, o vídeo que motivou tudo isto foi lançado. Sob o título “O machismo não é grave porque é normal“, Diogo Faro põe tudo a nu! Desde os programas de televisão supostamente machistas aos casos do juíz Neto de Moura. Desde a violência doméstica ao o assédio sexual e à violação. Com algum humor e bastante sarcasmo à mistura, o Sensivelmente Idiota põe-se na pele de todas as mulheres e dá a entender que não, isto não é normal!

O MACHISMO NÃO É GRAVE PORQUE É NORMAL

O MACHISMO NÃO É GRAVE, PORQUE É NORMAL. •Só nos primeiros 3 meses de 2019 já morreram 12 mulheres devido à violência doméstica. Mas de certeza que isto não é grave, até é normal.//Texto / conceito – Diogo FaroRealização / guião – Sbrugens NyrensDirecção de Fotografia – Arlindo CamachoColor grading – Nuno GarciaActores – Mafalda Luís de Castro, José Mata, Ines AP, Madalena Belo, Sílvia Lopes, Luís Figueiredo, Gonçalo Nunes (Bolinha Ñunes).//Agradecimento especial a todas as mulheres que partilharam a sua história e a toda a gente que quer que isto deixe de ser normal.

Publicado por Sensivelmente Idiota em Domingo, 31 de março de 2019

Diogo Faro também faz stand-up comedy e diversos talk-shows. Recentemente, o humorista andou em digressão pelo país com o espetáculo Lugar Estranho.

Lê também: ‘Apanha Se Puderes’: TVI termina com o programa