Sabrina, a novela gráfica de Nick Drnaso que surpreendeu o mundo literário no ano passado, chega às livrarias portuguesas no dia 4 de abril, sob a chancela da Porto Editora.

Fonte: Porto Editora

Escrita e desenhada pelo cartoonista americano Nick Drnaso, Sabrina foi publicada pela primeira vez em maio de 2018. Amplamente elogiada pela crítica, a novela gráfica estabeleceu um marco na história deste género literário ao ser considerada para o Man Booker Prize daquele ano.

O júri descreveu a obra como “oblíqua, subtil e minimalista”, incluindo-a na lista de 13 potenciais candidatos a vencer a edição de 2018 de um dos prémios literários mais prestigiados do mundo.

Sabrina foi, assim, a primeira novela gráfica finalista do Man Booker Prize ao fim de 50 anos de existência do mesmo, facto inédito que tem merecido a atenção do mundo literário.

Sabrina

Foto: divulgação

Nick Drnaso parte do desaparecimento misterioso de Sabrina (nome da personagem que deu origem ao título) para abordar o efeito de informação permanente num tempo dominado pela tecnologia digital.

Através de desenhos e diálogos apurados, o autor apresenta uma narrativa mediática, social, afectiva e política que se vai construindo à volta da ausência súbita de Sabrina, debruçando-se sobre o modo como esta afeta a irmã Sandra e o namorado Teddy.

“Fábula dos tempos modernos, marcada por uma ansiedade no limite da paranóia e onde um rastilho de fake news, teorias da conspiração e muita especulação anuncia uma explosão iminente, este é um livro sobre aqueles que são apanhados pelos destroços de uma tragédia, que tem algo a dizer sobre o modo como vivemos e que promete desinquietar quem o ler”, lê-se na sinopse da obra.

Editado já em mais de dez países, Sabrina é o segundo título de Nick Drnaso, que se estreou no mundo literário em 2016, com a publicação de Beverly, distinguido com o prémio do jornal LA Times para melhor novela gráfica.

Lê também: O NOVELO DAS EMOÇÕES – O LIVRO JUVENIL QUE EXPLORA A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL