Foi publicado no passado dia 28 de março, pela Porto Editora, O Novelo das Emoções, da autoria de Elizabete Neves, um livro juvenil que versa sobre a inteligência emocional.

Porque a inteligência humana vai muito além da cognitiva, Elizabete Neves, Coach e Vice presidente da Associação Portuguesa de Coachers, escreveu um livro que pretende ajudar os mais novos a compreender e lidar melhor com as suas emoções, muitas vezes confusas. Para tal, surge sobre o papel uma menina chamada Marta, um amigo de seu nome Sukha e um colorido novelo de lã.

Fonte: Wook

Sukha (uma garça-real feita origami) conduzirá Marta a uma viagem pelas suas emoções, ajudando-a, através de exemplos simples do dia a dia, a descodificar a mensagem que trazem com elas. Só depois de desenlear cada fio (cada cor corresponde a uma emoção), Marta conseguirá compreender e explicar o que sente. Um livro para os mais novos, mas cuja mensagem é transversal  a todas as idades, porque também a inteligência emocional é transversal a todos os seres humanos.

Um fator novo deste livro é a inclusão de um código ColorADD, um sistema de integração de cores que garante que os leitores daltónicos conseguem também fazer uma aprendizagem através da cor.

Sobre a autora

Elizabete Neves. Foto: Wook

Nasceu em 1977, em Vila Nova de Gaia. À licenciatura em Economia acrescentou uma Pós-Graduação em Gestão da Formação em Educação e Parentalidade Positiva. É formadora há mais de quinze anos na área do desenvolvimento pessoal, comportamental e comunicacional e possui certificações internacionais em coaching. Assume como missão ajudar as pessoas a transformar os seus pensamentos, sentimentos e ações, de forma a “criarem um impacto positivo no mundo”. Nesse caminho, orienta pais, educadores e professores a transmitr às crianças e jovens “confiança, respeito mútuo e firmeza”.

Lê também: ‘TORRES VEDRAS – CIDADE DOS LIVROS’, O PROJETO QUE CELEBRA A LITERATURA