Foto promocional - Olhares, Lugares

Morreu Agnès Varda, cineasta belga e um dos maiores nomes da Nouvelle Vague

Agnès Varda, realizadora e fotógrafa de origem Belga, morreu com 90 anos na noite de quinta para sexta-feira, dia 29 de março de 2019. Esta informação foi avançada por fonte da família da cineasta esta manhã

O jornal Libération acrescenta que Varda “morreu em casa na sequência de um cancro”, rodeada pelos familiares. Cécilia Rose, produtora da artista há 17 anos, diz que a artista “Deveria inaugurar esta noite uma exposição em Chaumont-sur-Loire, que agora vai abrir sem ela”.

Agnès Varda nasceu em Ixelles, na Bélgica em 1928. Estreou-se na realização em 1954, com La Pointe Courte e foi um dos maiores nomes da Nouvelle Vague. Ao longo da sua vida realizou mais de 47 filmes entre longas e curtas-metragens.

Habitualmente vista como uma das pioneiras do movimento cinematográfico da Nouvelle Vague em França, Varda destacou-se, poucos anos depois da sua estreia, com Cléo de 5 à 7.

Em 1985, venceu o Leão de Ouro em Veneza por Sem Eira Nem Beira, cinco anos antes da morte do seu marido – e também realizador – Jacques Demy. As Praias de Agnès vence o César de Melhor Documentário em 2009, oito anos depois de ser distinguida com um prémio honorário na cerimónia do melhor cinema francês.

Em 2018, a Academia de Hollywood atribuiu-lhe um Oscar honorário, no mesmo ano em que foi nomeada pela primeira vez para os prémios, com “Olhares Lugares” a fazer parte das nomeações na categoria de Melhor Documentário.

Em 2019 Varda estreou no Festival de Berlim a sua série Varda par Agnès – Causerie, um documentário imprevisível  sobre a sua experiência como realizadora, trazendo uma visão pessoal do que ela chama de “escrita cinematográfica”, viajando da Rue Daguerre em Paris para Los Angeles e Pequim. Esta série estreou no passado dia 18 de março na televisão francesa.

 

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Nazaré
Segunda temporada de ‘Nazaré’ já tem data de estreia