Em 2019, o ano de todas as viragens na SIC, haverá mudanças numa das instituições do canal, a tradicional cerimónia de entrega dos Globos de Ouro. Agora será em setembro, apresentada por Cristina Ferreira e com o regresso dos prémios a figuras da televisão nas categorias de humor, entretenimento e jornalismo.

A apresentadora já prometeu, durante o programa das manhãs da SIC, que vai “apresentar a melhor gala dos Globos de Ouro que alguém já viu“, ou não se chama Cristina Ferreira. A gala irá para o ar na noite de 29 de setembro, pondo fim a décadas de transmissão em abril e maio.

Nos últimos dois anos, a apresentação da gala foi assumida por João Manzarra em 2017 e César Mourão em 2018. Bárbara Guimarães apresentou 11 edições do formato, entre 2006 e 2016, tendo sido substituída após vários problemas pessoais. No ano passado, a audiência foi a pior de sempre: menos de 700 mil espectadores acompanharam a cerimónia.

Serão 17 os Globos de Ouro entregues a personalidades que exercem a sua atividade em Portugal ou no estrangeiro e que, entre janeiro de 2018 e 8 de abril de 2019 se destacaram nas seguintes categorias:

CINEMA
Melhor Atriz
Melhor Ator
Melhor Filme

MÚSICA
Melhor Intérprete
Melhor Espetáculo/Atuação ao Vivo
Melhor Música

TEATRO
Melhor Atriz
Melhor Ator
Melhor Peça/Espetáculo

DESPORTO
Personalidade do Ano

MODA
Personalidade do Ano

ENTRETENIMENTO
Personalidade do Ano

HUMOR
Personalidade do Ano

JORNALISMO
Personalidade do Ano

DIGITAL
Personalidade do Ano

PRÉMIOS ESPECIAIS
Prémio Revelação
Prémio Mérito Excelência