Paulo Portes vai apresentar o livro Do Medo ao Sucesso, de Bruno Bobone, na Câmara de Comércio e Indústria Potuguesa, em Lisboa, já no próximo dia 4 de abril.

Portugal como país viciado no medo. É o país que Do Medo ao Sucesso vem denunciar e criticar, os princípios que condenaram Portugal a perder oportunidades históricas por ser um país viciado no medo.

A Oficina do Livro traz às livrarias portuguesas o novo livro de Bruno Bobone, o Presidente da Câmara de Comércio, que pretende juntar os portugueses num debate nacional sobre o desenvolvimento económico e social de Portugal e as potencialidades para o país se tornar um vencedor no mundo. Reforçar o papel da sociedade civil e envolvê-la activamente numa estratégia comum de futuro para todos os portugueses.

“Houve uma mudança de atitude entre uma sociedade que era capaz de dar um golpe de asa, e uma outra, medrosa e incapaz de sair da sua zona de conforto. E esta alteração resulta do crescimento do papel do medo na nossa vida”, pode ler-se no prefácio escrito por Paulo Portas.

Fonte: divulgação

Um pequeno excerto da obra

“Embora o país esteja na moda ainda é dominado pelo medo: de falar, de tomar decisões, de assumir compromissos, numa sociedade que estagna e não evolui. O Estado tem vindo a beneficiar e a promover essa posição de comodidade, porque lhe permite dominar a sociedade. A sociedade aceita esta posição em troca de segurança, o pior que pode acontecer, porque os empresários não arriscam, não criam riqueza nem desenvolvimento, o que se reflecte na capacidade de distribuir riqueza. A mudança de atitude é fundamental e os empresários têm de mudar e assumir as rédeas do nosso destino. Acredito que Portugal tem condições únicas para se tornar um vencedor. Há um trio de actividades económicas que considero essenciais para o futuro desenvolvimento de Portugal: o turismo, a indústria e o mar. O primeiro, já consolidado como um sector central da nossa economia. Os outros dois apresentam um enorme potencial futuro, especialmente o último. Tenho a certeza de que teremos sempre êxito? Claro que não. Mas sei que, se falharmos uma, duas, três vezes, estaremos mais perto de conseguir acertar. O risco é um ingrediente fundamental do sucesso. Retirá-lo da equação é impedir-nos de o atingir.”

O empresário com um gosto de escrever livros

Bruno Bobone, ou Bruno Carlos Pinto Basto Bobone licenciou-se em Gestão de Empresas pela Universidade Livre de Lisboa. O empresário português nasceu em 1960 e é presidente da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP) e do Conselho de Administração do Grupo Pinto Basto. Ao longo da sua carreira profissional destacou-se por trabalhar no desenvolvimento do setor empresarial, com especial ênfase na promoção da internacionalização da economia nacional.

Foi presidente europeu e vice-presidente mundial da International Christian Union of Business Executives… e agora o empresário estreia-se como autor com o seu livro Do medo ao Sucesso.

LÊ TAMBÉM: DIA DO LIVRO PORTUGUÊS: A NOVA GERAÇÃO DE AUTORES QUE JÁ CRESCEU LIVRE