O restaurante de sushi de conveniência Noori celebrou esta terça-feira, dia 26 de março, o seu 10º aniversário, com uma festa cheia de sabores inéditos. O Espalha-Factos esteve na sushi party que teve a Casa do Presidente, em Monsanto, como pano de fundo, e dá-te a conhecer as novas estrelas do menu.

Entramos pelo portão verde da Casa do Presidente, situada no Parque Florestal do Monsanto, na capital. De tanta natureza que nos rodeia — e ignorando os carros que passam na estrada em frente ao espaço de eventos —, parece mesmo que estamos no “pulmão de Lisboa”. A toda a volta, vemos flores e árvores que ondulam ao sabor do vento.

No centro do local escolhido para o evento, está uma longa mesa decorada, à espera de albergar o grande banquete que aí vem, e uma piscina rodeada de uma confortável lounging area. Os mais variados hits musicais tocam suavemente, em versão jazz. Os convidados, em burburinho, começam a acumular.

Diogo Sousa Coutinho, empresário à frente do Noori, prepara-nos para o que aí vem: uma série de inovações na carta que refletem a evolução do restaurante desde que se instalou pela primeira vez nos Armazéns do Chiado, na altura em que o espaço oferecia apenas 10 lugares sentados. «Hoje temos um menu variadíssimo comparativamente com o início. É giro ver a evolução desde os nooris, cones ou temakis — o que quer lhes chamem — até ao que hoje temos, desde entradas a gunkans, a ceviches… uma variedade enorme.»

Foto: Leonor Carmo / Espalha-Factos

Após o discurso, uma banca, à direita da piscina, começa a ganhar atenção: é a casa de um workshop de produção de temakis. Nela, os “sushimen” da Noori ensinam vários curiosos a preparar o seu próprio temaki personalizado. «É ainda mais difícil do que parece», dizem mentores e aprendizes.

O Espalha-Factos sugere, para os novatos, o temaki de salmão, abacate, manga e ovas; e para os mais ousados, o temaki de atum e maçã verde com creme de abacate e amêndoas laminadas.

AS NOVIDADES DA CARTA

Uma mesa, ao canto, apronta-se a receber dezenas de travessas de iguarias gastronómicas de inspiração japonesa. No campo das entradas, destacam-se o Ceviche (peixe branco, camarão, manga, abacate, edamame, cebola roxa, coentros e molho ceviche) e o Tártaro Kimuchi, uma salada de três peixes com feijão verde, alho francês, rúcula, spring roll e molho kimuchi.

Para os vegetarianos, o Noori também guarda uma surpresa: Tofusion é o novo temaki com tofu, maçã verde, edamame, rúcula, molho de sésamo e pérolas de arroz. Nos maki, entram em cena o Hot Roll (roll panado que junta pasta de salmão, cebolinho e molho teriyaki) e três opções de Gunkan, com salmão, pasta de camarão ou creme de abacate.

Para quem prefere sushi na versão de bowl, a marca apresenta, entre outras opções, o Pot Mexic, com atum kimuchi, rúcula, sunomono (salada de pepino avinagrada) e creme de abacate em base de arroz, acompanhados de raspas de limão e spring roll. Alguns veteranos do menu, como o sashimi e nigiri de salmão, os hosomaki de pepino e as gyosas, também saltam para os pratos dos convidados.

LÊ TAMBÉM:

Mas nem este festim se fez só de sushi. Para terminar a refeição e para fazer jus ao bom tempo que se fez sentir em Monsanto os convidados puderam deliciar-se também com gelados de morango, baunilha, chocolate ou limão, uma colaboração com a Gelataria Artisani.

Em 2019, para além das alterações na carta, o Noori conta também com a abertura de novas lojas, nas Galerias Central Park, no Porto, e no centro comercial Fonte Nova, em Lisboa, passando a deter um total de 12 estabelecimentos em Portugal.