A telenovela A Impostora vai estrear na TF1, televisão líder de audiências em França, a 8 de abril. O nome adotado para a transmissão em terras gaulesas será A Vingança de Verónica (La vengeance de Veronica).

A produção portuguesa irá para o ar às 10 da manhã no canal generalista, mas terá também transmissão no temático TF1 Séries Films, de segunda a sexta-feira às 6h15 e às 12h55. O canal anuncia que “entre dramas, histórias de amor e intrigas surpreendentes“, a trama reúne “todos os ingredientes para os fãs de telenovela“.

De acordo com um comunicado citado pela Rádio Alfa, a TF1 descreve as telenovelas como “um género relativamente desconhecido em França, mas um verdadeiro fenómeno social noutros países“.

Na altura do lançamento do folhetim, em 2016, José Eduardo Moniz admitia ter “altas expectativas” para as vendas internacionais, até devido às cenas ambientadas em locais tão diversos como o Chile, Moçambique ou a Síria, o que considerava um trunfo para se aproximar “do dia a dia e da vida das pessoas”.

A vingança após a violação

A Impostora centra-se na história de Vitória e Verónica (Dalila Carmo), duas gémeas idênticas, que emigraram para Moçambique há oito anos, tendo ali visto uma terra de oportunidades, após uma tragédia ocorrida em Lisboa. Durante uma festa, Vitória é violada. Dessa violação, nasce Jaiminho (André Carvalho). Atualmente com sete anos, a criança tem cancro, cujo tratamento é muito caro e tem que ser realizado fora de Moçambique. Nessa altura, a vida das duas irmãs volta a cruzar-se com a de Frederico Varela (Pedro Lamares), um inescrupuloso empresário português, que se encontra em Maputo. As duas irmãs trabalhavam no hotel do pai dele, quando se deu a violação.

Frederico é casado com Diana (Fernanda Serrano), uma bem-sucedida médica-investigadora na área do cancro em Lisboa. É daqueles homens que acham que o dinheiro tudo compra e faz uma proposta milionária a Vitória, para que esta seja sua acompanhante numa viagem pelo Chile e pelos Estados Unidos, em troca de dinheiro para salvar a vida de Jaiminho. Pensando na cura da criança, Vitória embarca com Frederico, mas o avião onde os dois viajam desaparece misteriosamente no Pacífico. Os dois são dados como mortos.

Depois de descobrir que a irmã foi vítima dum embuste e quase certa de que Frederico foi o violador de quem Vitória nunca quis falar, Verónica toma uma atitude drástica para poder curar o sobrinho, que acha que está na presença da verdadeira mãe. Assume a identidade da irmã, mostrando-se disposta a tudo para destruir a família de Frederico.

Forjando documentos e situações, Verónica apresenta-se perante Diana como uma segunda mulher de Frederico, reivindicando metade dos bens do falecido. A guerra entre Diana e Verónica torna-se ainda mais acérrima, quando as duas disputam o mesmo homem: Rodrigo (Diogo Infante).

A versão de A Impostora que será transmitida em França tem 113 episódios, correspondendo a uma edição reduzida da trama. Em Portugal a novela teve duas temporadas e totalizou 341 episódios.