O primeiro jogo de apuramento da Seleção Nacional para o Euro 2020, Portugal x Ucrânia, foi jogado esta sexta (22). A partida foi o programa mais visto do dia e obteve a preferência dos portugueses desde o primeiro minuto. O encontro alcançou uma média de 1 milhão e 976 mil telespectadores (20,4% de audiência média) e 43,9% de share, tornando-se no quinto programa mais visto do ano até agora.

O minuto mais visto do Portugal x Ucrânia, com 25,8% de audiência média, aconteceu às 21h34, nos momentos finais da partida. A essa hora, 51,2% dos espectadores com televisão ligada sintonizavam a RTP1.

Devido à liderança destacada durante o início da noite, a RTP1 conseguiu liderar no total diário, com uma média de 18,2% de share diário. A SIC, por sua vez, ficou-se pela vice-liderança com 17,3% de quota de mercado. A estação de Queluz, a TVI, liderou apenas destacadamente durante parte do horário nobre, fechando as contas do dia com 16,2% de share.

Relativamente aos números mensais, a SIC continua à frente na liderança destacada, com uma média de 19,5% de share, contra 18,0% da TVI. Vale a pena recordar que em fevereiro a SIC conseguiu liderar face à TVI, mas apenas por uma única décima. Nos primeiros 22 dias de março, a diferença já vai em mais de um ponto percentual. O primeiro canal da estação pública, por sua vez, mantém-se no habitual terceiro lugar com 11,9%.

Outros destaques

  • O Programa da Cristina alcançou a pior audiência média desde a estreia. Quando se iniciou, às 10:10, o programa da estação de Paço de Arcos não foi além dos 18,3% de share, tendo alcançado o seu pico na última parte, com 33%. Ao longo da emissão, o talk-show de Cristina Ferreira conseguiu 3,8% de audiência média e 26,6% de quota de mercado. Ainda assim, a concorrência não aproveitou e o formato foi líder durante toda a transmissão. A TVI, no mesmo horário, não foi além dos 2,6% de rating e 18,4% de share, tendo estado, durante a primeira parte, taco-a-taco com a RTP1. O programa de Sónia Araújo e Jorge Gabriel marcou 1,5% de audiência média e 10,7% de share.
  • Fátima Lopes voltou a vencer Júlia Pinheiro. Com início por volta das 16h, A Tarde é Sua marcou 3,2% de rating e 16,6% de share, enquanto Júlia se ficou pelos 2,7% e 15,7%. O programa de Fátima Lopes venceu, também, a reposição de Avenida Brasil, que não fez mais do que 4,2% de audiência média e 16,8% de share.
  • Onde Está Elisa? bateu recorde negativo de share. A novela da TVI não teve força suficiente para bater Segundo Sol, ficando-se pelos 16% de share, contra os 20,1% da ficção brasileira.
  • Alguém Perdeu, a nova novela da CMTV, teve o seu pior resultado desde a estreia. A história protagonizada por Anabela Teixeira não fez mais do que 0,7% de rating e 1,5% de share.