O chef Ljubomir Stanisic trocou a TVI pela RTP1 e tem a seu cargo um novo programa: História da Gastronomia Portuguesa. O primeiro episódio vai para o ar já este sábado (23 de março) às 22h.

O chef que ficou conhecido pela frontalidade e pelos palavrões chegou ao público português com Pesadelo na Cozinha. Ao longo de duas temporadas, exibidas entre 2017 e 2018 na TVI, Ljubomir Stanisic destapou autênticos ataques à segurança alimentar de vários restaurantes com o objetivo de ajudar a melhorar o negócio dos proprietários.

Na estação pública e em História da Gastronomia Portuguesa, o objetivo é outro: o de dar a conhecer o património português por detrás de cada prato.

LÊ TAMBÉM:CHEF LJUBOMIR SALTA DAS COZINHAS E DA TELEVISÃO PARA AS LIVRARIAS

Ao lado de Ljubomir Stanisic está Maria de Lourdes Modesto, uma gastrónoma portuguesa e ainda o chef Vitor Sobral que é uma cara conhecida da televisão portuguesa. O chef de Melides já passou por diferentes programas de entretenimento ao longo dos anos nos diferentes canais portugueses.

A História da Gastronomia Portuguesa vai correr Portugal de norte a sul. No primeiro episódio tem como inspiração o Mestre João Ribeiro, tido como um dos chefs mais influentes do século XX em Portugal. Foi o chef de eleição de Calouste Gulbenkian e serviu ainda um banquete a Isabel II durante o tempo de Salazar no Palácio da Ajuda.

O Restaurante Aviz era a sua casa. Ali, o Mestre João Ribeiro recebeu grandes nomes como Maria Callas, Eva Péron, Frank Sinatra e Cecil B. DeMille.

São algumas destas peripécias que o primeiro episódio promete revisitar com a ajuda de especialistas como Fátima Moura, Alexandra Prado Coelho e José Manuel Sobral. 

Para mostrar um pouco melhor como é que o mestre era, Ljubomir Stanisic vai contar com dois empregados de mesas do Aviz que foram colegas do Mestre e que lhe conseguiram dar algumas dicas mais práticas sobre as receitas de João Ribeiro.

Na estreia da História da Gastronomia Portuguesa, Ljubomir Stanisic vai recriar a receita de tripas com os métodos do século passado, utilizando os ingredientes de hoje em dia.