A gigante Apple anunciou hoje (20) a chegada ao mercado dos Airpods 2. A segunda geração de auscultadores inteligentes sem fios da marca é diferente do modelo anterior. O hardware e o suporte “Hey Siri” foram melhorados e a caixa de carregamento é, agora, wireless.

O hardware dos Airpods 2 é constituído por um chip H1, contrariamente ao seu antecessor, que apresentava um chip W1. Segundo a Apple, esta alteração traduz-se quer num aumento da autonomia da bateria, quer num menor tempo de conexão entre os Airpods e o equipamento ao qual estão a ser ligados. Assim, os utilizadores dos Airpods 2 vão ter o dobro da bateria (cerca de 24 horas) e mais uma hora de conversação que os utilizadores dos Airpods 1.

O melhorado suporte “Hey Siri” permite ativar o assistente virtual da Apple (Siri) sem premir qualquer botão. Presente, também, nos modelos mais recentes do iPhone, iPad, Mac e no HomePod, esta característica permite pedir ajuda ou indicações à Siri, utilizando apenas a voz.

Já a caixa de carregamento sem fios funciona com um sistema de carregamento Qi. Ou seja, permite carregar os Airpods em, praticamente, qualquer carregador sem fios nas redondezas.

Apesar das novas funcionalidades, o design permanece semelhante ao do primeiro modelo. A exceção mais notória é uma pequena luz através de uma lâmpada LED, que indica ao utilizador a autonomia da bateria.

LÊ TAMBÉM: Tudo sobre os novos Samsung Galaxy S10

Preços

Os Airpods foram lançados, pela primeira vez, em 2016. Desde então, a sua popularidade é elevada, embora não tenham faltado críticas. A mais gritante relaciona-se com o seu custo. Comparado com o modelo anterior, o preço dos Airpods 2 não é a exceção à regra. Felizmente, para quem já possui o modelo anterior, a Apple vende, separadamente, a caixa de carregamento sem fios e garante a compatibilidade desta com o aparelho.

Por agora, os AirPods 2 estão disponíveis nos Estados Unidos. O equipamento completo (auscultadores+caixa de carregamento) tem um custo de 199 dólares (cerca de 175 euros). Para quem quiser apenas a caixa de carregamento sem fios, o custo é de 79 dólares (cerca de 70 euros) . A data de lançamento deste modelo, em Portugal, ainda não é conhecida.